Desde a primeira semana de janeiro, a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Ariquemes (SEMAIC) retomou os atendimentos do programa “Propriedade rural produtiva”.
De uma só vez, sete integrantes da Associação dos pequenos produtores rurais da comunidade São Jorge (ASJOR), foram beneficiados com 5 horas-máquinas, cada. Um incentivo ao homem do campo que por vezes não dispõe de recursos ou maquinários necessários para os trabalhos. Uma das propriedades beneficiadas fica na linha C-55, da BR 421. Nela, o sistema de trabalho abrange a silagem de milho para fabricação de ração para o gado. O que, de acordo com o produtor Elcio de Farias, aumenta a produção em menor espaço, agregando valor e reduzindo os custos. “ Isso vem valorizar o trabalho da SEMAIC junto aos agricultores. Nós da ASJOR só temos a agradecer, são praticamente 50 hectares para cortar.” Disse, Elcio.
Benigno Caetano, também integrante da ASJOR, disse que a ração produzida será suficiente para alimentar o gado por aproximadamente seis meses. “É muito importante essa parceria do produtor rural e da associação com a Secretaria e com a Prefeitura . Nessa temporada de chuva o serviço tem que ser rápido, se não perde a janela de silagem do milho, ele seca e perdemos tudo. Essa cooperação aumenta a fabricação da ração, melhora a produção leiteira e a engorda do gado.” Afirmou, Caetano.
O Secretário da SEMAIC, Evandro Leite, explica que os agricultores são atendidos conforme cadastro prévio na secretaria. A boa notícia, é que há previsão de extensão da oferta de hora – máquina para 2019. “A prefeitura de Ariquemes tem feito muito esse trabalho em cima de atender esse produtor, com objetivo de dar a maior assistência possível, e para SEMAIC é uma honra fazer esse trabalho, atendendo de perto o produtor rural, e creio que em 2019 conseguiremos fazer um trabalho muito maior do que foi feito em 2018. “ Concluiu, Evandro
Fonte: Comunicação PMA
Deixe seu comentário