Jaru: Secretaria de saúde de Jaru registra primeiro caso suspeito para o Covide -19 (Coronavírus)

Publicada em


Hospital Municipal de Jaru

 

A secretaria municipal de saúde – Semusa, divulgou nesta quinta-feira (19), que o município de Jaru, registrou seu primeiro caso suspeito do Covide -19, Coronavírus.

Trata-se de uma mulher de 53 anos de idade, que veio de Portugal no dia 10 de março de 2020.

De acordo com a secretária de Saúde Tatiane de Almeida Domingues, quando a paciente chegou de viagem, já apresentava os sintomas da doença. Ela fez contato com a vigilância epidemiológica através do canal disponibilizado para o esclarecimento de dúvidas sobre o Coronavírus somente no dia 18 de março, e rapidamente foi atendida por uma equipe de profissionais.

Diante das informações repassadas, foi realizada a coleta do material para o exame, e a amostra enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia – Lacen, em Porto Velho. Enquanto isso, a paciente ficará em isolamento domiciliar, conforme recomendação do Ministério da Saúde. O resultado deve ser divulgado nas próximas 72 horas.



Para o contingenciamento do vírus, a secretaria de saúde de Jaru, mantém uma equipe treinada para realizar o atendimento e acompanhamento de casos suspeitos no município.

A secretaria informa ainda que, para evitar o avanço do Coronavírus, é indispensável, a lavagem das mãos com água e sabão, principalmente antes de consumir alimentos, cobrir nariz e boca com um lenço ou antebraço, quando espirrar ou tossir, evitar tocar olhos, nariz e boca. Além disso, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados, evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença e manter o isolamento domiciliar e distanciamento social por tempo indeterminado.

Para mais esclarecimentos, a Semusa conta um canal no whatsapp, através do número (69) 99210-6771, durante 24h.

Vale lembrar que, a prevenção é responsabilidade de todos e não somente do poder público.

 

Por:Assessoria de Comunicação – PMJ