Jaru: ACIJ reage e busca ajustar macrorregião em que município está incluído evitando fechamento do comércio

Publicada em


Presidente da ACIJ Ednilson de Oliveira afirmou que o município está incluído na macrorregião 02.

ACIJ, JARU-RO – Foto: PortalP1

 

O município de Jaru (RO), distante em torno de 290 km de Porto Velho, foi incluído no novo Decreto do Governo do Estado, que ditou novas e mais rígidas medidas sobre o combate a Covid-19, nos últimos dias de maio.

Atualmente o município tem 61 casos da doença confirmados, mas destes, 23 estão curados, praticamente 50%. Há dois pacientes em tratamento hospitalar e outros 36 em tratamento domiciliar. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, são 26 casos suspeitos até o momento e 92 pessoas estão isoladas em suas casas, além de terem sido descartados, 167 suspeitas da doença.



Conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ), Ednilson de Oliveira, há pelo menos dois anos que não são enviados pacientes graves para Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) em Porto Velho, logo Jaru, não poderia ser enquadrado nas mesmas medidas que os municípios de Porto Velho, Guajará Mirim e Candeias do Jamari, que fazem parte da macrorregião 01.

Jaru atualmente faz parte da macrorregião 02, que usufrui de tratamento para pacientes graves em unidades de Cacoal (RO), macrorregião 02, que recebeu medidas restritivas consideradas mais brandas, como, abertura comercial seletiva, sendo permitidas todas as atividades com exceção de casas de show, bares, boates, eventos com mais de 10 pessoas, cinemas, teatros, balneários e clubes recreativos, podendo ainda, serem alteradas conforme critérios sanitários, de saúde e econômicos.

Ednilson de Oliveira disse a Redação do Portal P1 que aguarda respostas dos representantes do Estado.

 

Jornal Eletrônico PortalP1