Assembleia de Deus realiza cerimônia de jubilação de Manoel Cardoso e empossa pastor de Cacoal para como presidente da igreja em Jaru, RO

Publicada em


Uma grande quantidade de pessoas prestigiou a cerimônia de jubilação de Manoel Cardoso e a posse de Roberto Varjão.

Pastor Manoel Cardoso (em seu último pronunciamento antes de ser jubilado) ao lado do Presidente da Cemaderon, Nelson Luchtenberg

 

Em cerimônia conduzida pelo Presidente da Convenção Estadual dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de Rondônia (Cemaderon), pastor Nelson Luchtenberg, na noite do último sábado (18), a Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD) em Jaru, oficializou a jubilação do pastor Manoel Cardoso da Cruz – líder religioso que estava à frente da denominação desde abril de 1980 – e também promoveu a posse do novo presidente, pastor Roberto Alves Varjão.

Segundo informações apuradas pelo Portal P1, centenas de pessoas representantes de 47 municípios de Rondônia marcaram presença na cerimônia. Para melhor acomodar o público, a igreja instalou um telão na parte exterior do templo, garantindo ao público a possibilidade de acompanhar em tempo real o que estava acontecendo dentro da igreja. A última vez que o templo central recebeu uma multidão foi durante o Congresso da Umadjar – União da Mocidade da Assembleia de Deus de Jaru e Região – realizado em outubro de 2019, portanto antes da pandemia.

 

Líderes religiosos de vários municípios de Rondônia marcaram presença no evento. No campo político municipal estiveram presentes o presidente da Câmara, Luís do Hospital, o vice-prefeito Jeverson Lima, além dos vereadores Shimitti Patroleiro, Professora Damiana, Valmir Carteiro, Renato Cabeleireiro e Romário Gomes.

Ao fazer o seu último pronunciamento ainda no cargo de presidente da igreja no município, Manoel Cardoso desejou sucesso ao novo pastor que iria assumir o campo missionário local e agradeceu aos departamentos que existem na Assembleia de Deus e, que, conforme destacou, sempre estiveram com ele na difícil missão de levar o Evangelho. Em seguida, para celebrar o momento marcante, Nelson Luchtenberg solicitou aos presentes uma salva de palmas, o que foi prontamente atendido pelos fiéis presentes.
O pastor Geraldo Vicente, que nos últimos anos da liderança de Manoel Cardoso atuou como 2º vice-presidente, fez a sua participação na solenidade lendo um texto bíblico registrado em Filipenses, onde se ressaltava a importância de agradecer a Deus em todas as circunstâncias. A família de Manoel Cardoso, por meio de uma das filhas do líder eclesiástico, também participou da cerimônia enaltecendo o tempo de pastoreio, onde se narrou alguns fatos ocorridos em bastidores durante a trajetória religiosa, onde, o então responsável pela Assembleia de Deus em Jaru teve a oportunidade de conhecer pessoalmente o missionário sueco Daniel Berg (1884-1963), um dos fundadores da Assembleia de Deus no Brasil.



O Presidente da Cemaderon, pastor Nelson Luchtenberg explicou na ocasião que a ausência de Manoel Cardoso na liderança da igreja será sentida por todos e direcionando a palavra à esposa do agora ex-presidente da igreja no município de Jaru, relatou o quanto foi importante a mesma ser uma serva valorosa para o desenvolvimento da obra de Deus.
A cerimônia realizada no último sábado (18), modificou apenas o cargo de presidente da Assembleia de Deus em Jaru. Com isso, o pastor Roberto Varjão vai desenvolver o trabalho evangelístico junto com os demais obreiros que já estavam em cargos de liderança. As possíveis mudanças só ocorrerão no período já definido pelo Estatuto da igreja.
A jubilação do pastor Manoel Cardoso da Cruz foi definida em reunião realizada em Jaru no dia 25 de agosto deste ano e, dois dias depois, a decisão acabou sendo compartilhada em grupos de WhastApp. O Portal P1 teve acesso ao material e, após entrar em contato com lideranças da Assembleia de Deus no município para confirmar a veracidade das informações, publicou em primeira mão no dia 28 de agosto uma extensa reportagem abordando o assunto.

Quem é Roberto Varjão?

Pastor Roberto Varjão (na foto ao lado da esposa Edileuza) é o novo presidente da Assembleia de Deus em Jaru

 

Roberto Alves Varjão, o novo pastor presidente da Assembleia de Deus em Jaru e Região, assumiu o cargo na noite do último sábado (18) e pertence à igreja desde o período de infância. Durante os últimos vinte anos, morou em Cacoal (RO), mesmo local de residência de Nelson Luchteberg, presidente da Cemaderon.
Nos últimos oito anos, atuou como presidente da igreja naquele município e agora assume o mesmo cargo em Jaru. Antes de se dedicar ao Evangelho, trabalhou em uma empresa multinacional, onde atuou de vendedor a diretor regional. Em seu primeiro pronunciamento já como presidente da Assembleia de Deus em Jaru, Varjão disse ser grato a Deus por acreditar que tudo ocorre conforme o propósito divino.

Roberto Varjão é casado há 34 anos, tem duas filhas, cinco netos e completou 53 anos no último dia 07 de junho.