Coisas que todo católico deve saber sobre Quarta-feira de Cinzas

Publicada em


Paróquia São João Batista de Jaru, RO. Foto: portal p1

 

O que é a Quarta-Feira de Cinzas?

É o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais da Igreja chama os fiés a se converterem e a se prepararem verdadeiramente para viver os ministérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante a Semana Santa.

 

O que as cinzas simbolizam e o que recordam?

A cinza, como sinal de humildade, recorda ao cristão a sua origem e o seu fim: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra” (Gn 2,7); “até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn). Traz o sentido simbólico de morte, expiração, mas também de humildade e penitência.



 

Onde podemos conseguir as cinzas?

Para a cerimônia devem ser queimados os restos dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Estes recebem água benta e logo são aromatizados com incenso.

 

Como se impõe as cinzas?

Este ato acontece durante a Missa, depois da homilia. As cinzas são impostas na fronte, em forma de cruz, enquanto o ministro pronuncia as palavras Bíblicas: “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

 

Pode ou não pode retirar as cinzas da cabeça?

Outra dúvida comum é se depois da missa pode-se retirar as cinzas. A resposta é que sim, o mais importante é manter no coração o sentimento proposto pela celebração, os propósitos de penitência e a conversão.

 

 

 

Fonte: portal p1 com informações da internet