O prefeito de Theobroma, Gilliard Gomes (PSD), em entrevista ao Portal P1 o prefeito falou sobre os cuidados que estão tomando para não correr o risco de Theobroma regredir, tendo em vista que o município está atualmente na fase 03, não sendo necessário o toque de recolher.
A declaração foi dada ao jornalista P. Nascimento, durante entrevista ao site Portal P1, acompanhe na íntegra:
Portal P1: Prefeito, primeiramente muito obrigada por receber nossa equipe aqui em seu gabinete.
Gilliard Gomes: Obrigada eu P Nascimento e seja sempre bem-vindo, é uma satisfação receber o Portal P1 aqui no nosso gabinete em Theobroma.
Portal P1: Prefeito, no início do ano estive aqui e pude acompanhar um mutirão que vocês fizeram aqui em Theobroma esse mutirão se estendeu também para Palmares?
Gilliard Gomes: Sim P Nascimento, nós tivemos o primeiro mutirão aqui em Theobroma e em seguida, a equipe muito motivada foi para Palmares e começamos um trabalho lá. Há muito ainda o que se fazer e a gente pretende manter esse trabalho de mutirão e graças a Deus tem ajudado bastante. Estávamos precisando muito de trabalhar essa questão da limpeza urbana aqui na cidade e em Palmares também, no último sábado a gente trabalhou bastante também na comunidade Cachoeirinha no travessão 04.
Portal P1: Certo, esses 18 dias do seu governo, como é que você avalia?
Gilliard Gomes: É uma avaliação muito positiva P Nascimento a gente tá aí fazendo os levantamentos iniciais né e todas as nossas demandas, as ações que a gente vem planejando para que possamos engatilhar os trabalhos, e sem dúvida a gente vai fazer uma boa gestão.
Portal P1: Prefeito, vamos falar de saúde, Theobroma está na fase 03, diferente de Jaru que está na fase 02, aqui não tem o toque de recolher, como vocês estão cuidando para não correr o risco de Theobroma ir para a fase 02?
Gilliard Gomes: Muito bem P Nascimento, graças a Deus são 23 municípios no Estado de Rondônia que estão na fase 03, e Theobroma inclui na fase 03 e para a gente isso é muito bom mas há o pensamento de que nós devemos manter a rigorosidade, tivemos a publicação de um decreto na semana passada e a gente vê a necessidade de que temos que manter a firmeza, contando com o apoio e a colaboração da população e todas as pessoas para que nós possamos não regredir, e nos manter na fase 03 como estamos. Nós vemos a dificuldade do nosso estado de Rondônia e de todos os municípios, e poucos deles estão na fase 03, mas não deixa de ser muito preocupante para nós, e que nós estamos neste momento fazendo várias ações de conscientização, tivemos na semana passada um pit stop na avenida senador Olavo Pires, tivemos a panfletagem, colocamos faixas na cidade, adesivos em veículos através da secretaria de saúde, secretaria Marcilene e toda a equipe e pessoas que estiveram nos ajudando então nós vemos a necessidade de manter essas ações de enfrentamento do covid e de conscientização da população para que nós possamos não regredir para a fase 02 ou talvez até para a fase 01.
Portal P1: O Hospital Municipal conta com um ventilador mecânico, é suficiente para manter nessa fase 03?
Gilliard Gomes: Isso é muito preocupante P Nascimento já estive fazendo contato com autoridades do Estado com deputados solicitando apoio neste sentido. Veja bem, só um respirador mecânico que nós temos e numa emergência maior a gente pode não oferecer nenhum suporte aos nossos pacientes, e isso é muito preocupante e nós temos que mesmo com as dificuldades que todos os municípios vem enfrentando a gente se preocupa muito com isso e estamos solicitando ajuda neste sentido para que possamos implantar mais ventiladores mecânicos no nosso Hospital Municipal.
Portal P1: Prefeito, continuando falando sobre saúde, sabemos da dificuldade como prefeito em contratar médicos, como está sendo? Conseguiu completar o quadro médico aqui em Theobroma.
Gilliard Gomes: P Nascimento, a gente tem sempre falado referente ao mês de janeiro tivemos bastante dificuldade, a gente vem trabalhado bastante a secretária Marcilene contratando plantões extras para médicos, enfermeiros para que o Hospital não fique descoberto e a gente frisa também o nosso ponto de vista na falha na última semana de dezembro, foi dado recesso para os profissionais que atendem nas UBS do nosso município, eu acho que no momento de pandemia é preocupante a população não ser assistida, não oferecer para a população esse atendimento na saúde que tem que ser continuo, e que tem que ter essa atenção prioritária na saúde, mas nós estamos trabalhando e vendo a questão para elaboração de um teste seletivo para contratação de profissionais na área da saúde para em breve estar solucionado este problema e evitando novos transtornos.
Portal P1: Prefeito, para encerrar nossa entrevista, primeiro mês, a prefeitura consegue pagar os funcionários dentro do mês?
Gilliard Gomes: P nascimento, se Deus quiser, nós estamos trabalhando para isso, estivemos hoje reunidos com a secretária de planejamento e fazenda, tratando sobre essa questão, é nossa preocupação é nosso desejo cumprir com essa obrigação nossa. Estamos tendo dificuldade com as agências bancárias, neste processo que é bem burocrático, as contas bancárias, nós ainda não elaboramos ainda todas as contas, então a dificuldade que as agências estão encontrando, e está preocupando a gente mas se Deus quiser isso vai se resolver e dentro do mês a gente vai conseguir cumprir com esse papel, com esse compromisso nosso.
Deixe seu comentário