VÍDEO: Dia 16 de maio é comemorado o Dia do Gari; reportagem do Portal P1 acompanhou um dia de trabalho desses profissionais

Publicada em


Foto: PortalP1

 

É quando eles não estão na ativa que a população percebe a importância desses profissionais que passam despercebidos por grande parte da sociedade. Os garis, recolhem diariamente entre 20 a 40 toneladas de lixo domésticos, de segunda a quarta-feira são recolhidos de 35 a 40 toneladas em Jaru (RO) incluindo os distritos de Bom Jesus e Tarilândia. Mesmo com diversas campanhas informativas sobre a necessidade de separarem e embalarem e identificarem sacolas ou recipientes com cacos de vidros ou objetos perfuro cortantes, eles ainda sofrem lesões devido a imprudência dos moradores, que desfazem de seus resíduos de qualquer maneira, sem pensar, que na outra ponta, existe uma equipe de profissionais que correm, juntam e recolhem todo o lixo doméstico da cidade.

 

A reportagem do PortalP1 acompanhou um dia de trabalho desses profissionais, viu seus desafios, que começa antes das 06h da manhã e segue pelo dia todo, enfrentando as adversidades para poderem deixar a cidade limpa e harmoniosa.  Ednei Ribeiro está a mais de dois anos trabalhando como gari em Jaru, experiente, ele disse à reportagem que ainda falta conscientização por parte da população quanto aos objetos cortantes, cães e respeito por parte dos motoristas e motociclistas.

 

“Cachorro, vidro, faca, o próprio trânsito, ele é perigos, espinhos e até mesmo lixeiras em locais de difícil acesso, no meio do mato, em ambientes escuros, onde podem ter animais peçonhentos que colocam em risco todos os profissionais” declarou.

 

Os companheiros de trabalho de Ednei seguiram os mesmos argumentos, e pediram mais atenção por parte da população na hora de descartarem os lixos domésticos, se possível, reforçar as sacolas para não correr o risco delas se romperem e espalhar o resíduo pelas calçadas e ruas.

 

VEJA A REPORTAGEM EM VÍDEO