Vice-prefeito Jeverson Lima diz durante entrevista ao Portal P1, que não pensava em ser político; ele é filho do saudoso Ivo Lima

Publicada em


Hoje pra mim o Joãozinho é mais que uma relação de prefeito e vice-prefeito, nós somos amigos. Meu maior legado pessoal, dar tranquilidade para o prefeito de trabalhar.

 

O Jornal Eletrônico Portal P1, vem realizando uma série de entrevistas com autoridades e personalidades do município e da região de Jaru (RO), onde o site desponta como um dos veículos de comunicação mais acessados em 2020 e com maior credibilidade.

 

O jornalista P. Nascimento vem conduzindo as entrevistas e, desta vez, a conversa foi com o vice-prefeito Jeverson Lima (MDB), que encerrou nesta quinta-feira (31/12), o seu primeiro mandato, sendo reeleito e diplomado, tomará posse na sexta-feira (1º), para o segundo mandato ao lado do prefeito João Gonçalves Jr. (PSDB).

 

Filho de um pioneiro da política jaruense, o saudoso Ivo Lima, Jevérson Lima declarou no início da entrevista, que não pensava em ser político. Acompanhe:

 

Portal P1: quando seu pai era vivo, o senhor pensou que seria político?

 

Jeverson Lima: na verdade não. Eu acompanho meu pai desde, a primeira eleição dele em 1989, quando foi a primeira candidatura dele, eu tinha apenas oito anos de idade. Participei ativamente de toda a caminhada política dele, sempre gostei muito da política, sempre participei dos bastidores e a minha intensão era continuar ajudando ele. Daí entrei na faculdade no curso de direito, mas antes de terminar, veio a questão do meu pai falecer. A partir daí os amigos a família, começaram a cobrar a gente sobre o legado importante, que eu não poderia parar e isto foi crescendo e em 2012, com a Bênção de Deus e o apoio da população de Jaru, fui eleito o vereador mais votado do município.

 

Portal P1: o que o senhor atribuía a parceria com João Gonçalves?

 

Jeverson Lima: em 2016 concluí meu mandato de vereador. Na época o João Gonçalves Júnior, o Joãozinho, me fez o convite para sair candidato a vice-prefeito junto com ele e eu aceitei o convite. Fomos para eleição, vencemos com quase 80% dos votos e naquela época, se falava muito das brigas dos prefeitos com seus vices, tanto é que, se você buscar na história, vaia ver que prefeito e vice sempre brigavam, discutiam e se desentendiam muito. O que eu queria e fiz, foi tomar posse como vice-prefeito e terminar meu mandato sem atrapalhar o prefeito. Penso que este foi meu maior legado pessoal, dar tranquilidade para o prefeito de trabalhar. As pessoas falavam na época, que um bom vice-prefeito seria aquele que não atrapalhasse o prefeito e eu queria muito mais que isso, eu além de não atrapalhar, eu gostaria de poder ajudar também. E foi isso que eu fiz durante os quatro anos de mandato, fui ser um parceiro leal, fiel e ajudar em tudo que o prefeito precisava durante os quatro anos.

 

Portal P1: e a parceria continua em 2021?

 

Jeverson Lima: eleitos novamente, com quase 70% dos votos. Agora com mais experiência né, a casa organizada, eu não tenho dúvidas, são quatro anos que serão ainda melhores do que esse mandato que passou e o prefeito, sempre poderá contar com a minha ajuda irrestrita e integral. Hoje pra mim o Joãozinho é mais que uma relação de prefeito e vice-prefeito, nós somos amigos. A gente compartilha das mesmas ideias e troca opinião, prevalecendo sempre a do prefeito, então a última palavra é e sempre será a dele, mas a gente tem essa amizade e ele sabe que pode contar ainda mais com a minha parceria, com a minha lealdade para os próximos quatro anos, com certeza.

 

Portal P1: o senhor passou um tempo na Seminfran. O senhor retorna para a secretaria de obras?



 

Jevérson Lima: exatamente. Ainda no início do nosso mandato em 2016, as coisas estavam muito bagunçadas na Seminfran. Prefeito João fez o convite e eu aceitei. Fiquei lá durante três anos. Fizemos um bom trabalho, reestruturamos, criamos dentro da Seminfran uma identidade e me afastei agora no início de 2020, em virtude das eleições que exigiam isto, mas esta é uma situação, que assim como não foi planejada também a minha ida lá atrás, não tem nada programado. Hoje nós estamos com uma equipe pronta montada, o secretário que está lá hoje, era encarregado meu e assumiu, mais o secretário executivo que é o Cristian, estão fazendo um bom trabalho, estão conduzindo muito bem a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente, então eu tô à disposição do prefeito no que precisar, mas no momento, não tenho em mente o meu retorno. Eu estarei como vice-prefeito, ajudando todas as secretarias, como eu puder contribuir.

 

Portal P1: no mandato que passou, vocês deram atenção especial na saúde. Com a chegada da Usina de Asfalto, vocês pretendem dar ênfase na infraestrutura?

 

Jeverson Lima: com certeza. O mandato avançou em todas as secretarias, mas carro-chefe foi a secretária de saúde, porque com saúde, as outras coisas a gente corre atrás né. Nós demos um choque na nossa gestão com um todo, mas o nosso foco, foi a saúde, reerguer a saúde.  A construção do hospital novo, restituição dos postos de saúde, reabertura de vários postos saúde que estavam fechados, como por exemplo, em Jaruaru, Bom Jesus, Rute de Souza do setor 7, o João Castro Lacerda, que essa semana agora foi reaberto, mas nesse próximo mandato, vamos focar na parte de infraestrutura né, nós estamos fazendo uma aquisição de mais de 5 milhões de reais numa usina de asfalto, vários rolos carneiros, rolos lisos, vamos estruturar para que possamos com mão-de-obra própria, com recursos próprios, poder fazer pavimento, a nossa meta realmente agora, é fazer uma grande transformação na parte de infraestrutura, assim como fizemos na saúde, a população pode esperar muita coisa boa vindo por aí.

 

Portal P1: se 1 km de asfalto fica em torno de R$ 1,5 milhão, quanto vai gerar de economia para o município vocês mesmos fabricando?

 

Jeverson Lima: então, hoje se a gente terceirizar ou contratar uma empresa, para fazer o asfalto, fica em torno de um milhão de reais o quilômetro, sem drenagem o quilômetro vai ficar em torno de um milhão e duzentos mil reais e nós já fizemos muitos quilômetros de drenagem preparando para receber o asfalto. Com o maquinário próprio, a gente consegue reduzir esse custo aproximadamente de 30 até 40% por quilômetro, o que cai o custo para 700 e até para 600 mil. Esses são valores importantes, por isso, é que nós vamos fazer a aquisição desse grande material, dos equipamentos para a construção e pavimento asfáltico. Além disso, vamos fugir da burocracia daquelas licitações, que envolve muitas vezes, empresas de pasta debaixo do braço, que concorrem, ganham a licitação, não fazem um bom serviço e fica a cargo do município restaurar tudo novamente e com equipamento e maquinário, conseguiremos fazer mais com menos.

 

 

Portal P1: qual o futuro político de Jeverson Lima:

 

Jeverson Lima: P. eu não planejei ser nada, nunca planejei ser vereador e Deus abençoou e eu fui lá e me elegi vereador. Não planejava ser vice-prefeito e Deus me abençoou também e fui reeleito. Nosso compromisso agora é honrar esses próximos quatro anos e o que Deus preparar pra gente, estaremos prontos para os desafios que vierem pela frente.

 

Portal P1: suas considerações finais.

 

Jeverson Lima: Eu agradeço você pelo convite. Agradeço a população jaruense, inicio meu terceiro mandato, eu sou filho de Jaru. Feliz 2021 para todos.

 

 

Jornal Eletrônico Portal P1