Vereadora Damiana ressalta a importância de focar o ensino público em conteúdos significativos

Publicada em


 

Após a divulgação do resultado oficial do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, na última segunda-feira (29), a vereadora jaruense Damiana Felício de Souza demonstrou preocupação com a queda nas notas máximas em redação, além da grande ausência nas provas, causada, em parte, pela pandemia de coronavírus.

Defensora de um ensino público de qualidade, a vereadora Damiana ressaltou que é preciso concentrar todos os investimentos possíveis desde a educação infantil até ao ensino médio, contemplando assim toda a educação básica. Conforme relatado pela parlamentar, o compromisso passa pela mão de gestores, servidores da educação e a família, um dos entes mais importantes nessa parceria, principalmente nos tempos atuais, onde se requer um certo distanciamento e, dessa forma, os professores ficam impedidos de dialogarem presencialmente com alunos e seus familiares.



De acordo com a vereadora, “o ENEM é a porta de entrada para ensino superior e que direciona o jovem ao sonho de um futuro melhor”. Em seu entendimento “é nítido que a pandemia afetou a presença dos alunos na realização dessa prova. Muitos estão, há um ano, sem aulas presenciais. Essa nova realidade trouxe danos ainda maiores para a educação pública brasileira e para o desempenho dos estudantes, mas algo precisa ser feito para melhorar os resultados alcançados na última edição”.

A vereadora concluiu dizendo que avalia como necessária a reformulação da educação tendo como foco o mercado de trabalho. Com isso, segundo defende, após a pandemia, será possível buscar um sistema de ensino promissor, afinal, conforme acredita “é pela educação que os sonhos podem ser conquistados”.

 

Assessoria