Lula em entrevista a jornalistas disse que vencer Moro nesta quinta-feira, no STF, é um dos acontecimentos mais importantes para ele. Os ministros encerram hoje o julgamento da suspeição de Moro do caso Tríplex. Lula foi mais longe, comentou a última pesquisa Atlas e disse que Bolsonaro e Moro orquestraram sua prisão para que ele não concorra às eleições 2018. Lula foi absolvido em mais um processo, totalizando 14 dos 17. O STF sacramentou hoje que Lula está apto a concorrer às eleições.
Após ter mais um processo vencido na Justiça, Lula comemorou com amigos do partido e simpatizantes próximos o resultado positivo de 14 dos 17 processos onde é reu. Nesta quinta-feira, os ministros do STF encerraram o processo mais difícil para o petista, a suspeição de Sérgio Moro, então juiz federal em Curitiba que condenou Lula à prisão no caso do Triplex.
Lula foi inocentado de três acusações de obstrução de Justiça, formação de quadrilha e corrupção e tráfico de influência no caso da MP das montadoras; duas outras denúncias foram rejeitadas; outra, trancada por falta de indícios; outras quatro, arquivadas na fase de inquérito; e, por fim, quatro processos mais famosos (os do tríplex, do sítio, da doação de um terreno para seu instituto e de outras doações para a mesma instituição) foram anuladas neste ano pelo ministro do STF Edson Fachin.
Na tarde desta quinta-feira, 23, os ministros do STF devem encerrar o julgamento de suspeição de Sérgio Moro, então juiz federal em Curitiba que condenou Lula no caso do Tríplice. Pelo placar, Lula tem a maioria dos ministros favoráveis para aplicar a suspeição do ex-juiz federal.
Os processos que ainda pesam sobre Lula são: um pela compra de 36 caças Gripen em seu governo; outro por supostamente influenciar na liberação de financiamento do BNDES para empresas brasileiras atuarem em Angola e na Guiné Equatorial.
Lula comentou a última pesquisa presidencial que foi noticiada pelo site El País e realizada pelo Instituto Atlas. A pesquisa mostra que a melhora da popularidade de Bolsonaro se refletiu em uma melhor performance nas simulações eleitorais para a corrida pela sucessão presidencial em 2022. O presidente lidera numericamente a corrida no primeiro turno, quer com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou não.
Com Lula, aparece em empate técnico. Tanto o mandatário como o petista tiveram melhor desempenho em maio em relação a março. Bolsonaro foi de 32,7% de intenção de votos há dois meses para 37%. O petista, que conseguiu reaver seus direitos políticos após decisões do Supremo Tribunal Federal que eliminaram o veto à Lei da Ficha Limpa, também surfou na nova conjuntura. No período, o ex-presidente foi de 27,4% em março para 33,2% em maio na simulação de intenções de voto no primeiro turno.
Lula, disse que, inclusive,é o único que continua vencendo o atual ocupante do Planalto em 2022 em um eventual segundo turno, fora da margem de erro da pesquisa. O ex-presidente reafirmou dados da pesquisa Atlas que aparece com 45,7% contra 41% de Jair Bolsonaro, uma diferença de quase cinco pontos percentuais, quando a margem de erro da pesquisa é de dois pontos.
Para Lula, vencer Sérgio Moro e mostrar ao país que foi vítima de um golpe orquestrado para tirá-lo da competição eleitoral em 2018 é um dos acontecimentos mais importantes de sua vida. Lula finalizou a entrevista dizendo que Bolsonaro “anda nervoso” e atacando jornalistas porque sabe que o enfrentará. O Brasil virou um país comandado por um Genocida que temos a honra e o dever de tirarmos ele pelo voto.
Por: Victoria Bacon é Jornalista em Rondônia
** Este conteúdo não expressa, necessariamente, a opinião do PORTALP1
Deixe seu comentário