Os cinco vencedores do Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia – ConQueijo participaram da visita técnica à Cooperativa Castrolanda, localizada no município de Castro, Estado do Paraná. Com o intuito de realizar intercâmbio com os produtores locais, os participantes estiveram em missão no encontro, na semana passada, que possibilitou informações e conhecimentos aos participantes que foram: Luzinete Fernandes da Silva, Celiria Maria do Pilar Souza, Marcela Santos Silva, José Anilson da Silva e Lourdes Ângela Pelissari. A visita foi possível por meio do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e dos patrocinadores Boasafra e UPL.
“Essa missão motiva os produtores da cadeia produtiva de leite a se organizarem como entidades ou cooperativas, a buscarem também melhorias nos seus sistemas produtivos e serem mais eficientes, então abrem novos horizontes. Certamente esses produtores voltam muito mais motivados a continuarem na atividade, buscando por melhorias, tanto na qualidade de seus produtos lácteos e queijos quanto no sistema de produção por um todo”, destacou o secretário da Seagri, Janderson Rodrigues Dalazen.
Para a primeira colocada do ConQueijo, categoria queijo coalho, Celiria Maria do Pilar Souza, da agroindústria Vitorino, ressaltou a importância dos conhecimentos adquiridos durante a visita técnica e o seu agradecimento pela oportunidade: “O conhecimento sobre o cooperativismo como se faz os desafios e os gargalos que acontecem, nem tudo são flores para chegar no alto, de degrau a degrau, é a força e vontade de fazer acontecer. Tivemos também conhecimentos do solo, área de pastos, alimentação do gado, conhecemos histórias de produtores pequenos e hoje são grandes com dois mil litros de leite ao dia. Visitas também foram feitas onde se trabalha com ordenha. O técnico nos levou para conhecer as instalações de equipamentos e como faz para ter equipamentos e produtos bons. Estivemos também nas queijarias. Conhecimento não se tira! Foi tudo inédito, assim, estou muito feliz pelos conhecimentos que obtive”.
RONDOLEITE
O Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, através do Fundo de Investimento e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia – Fundo PROLEITE incentiva o desenvolvimento da cadeia produtiva leiteira do Estado. O Estado de Rondônia é o nono maior produtor de leite do Brasil, com produção acima de 1,6 milhão de litros de leite por dia, sendo considerado o maior produtor de leite da Região Norte.
O RondoLeite, que é uma feira estadual voltada à cadeia do leite, que tem como finalidade, promover o fortalecimento e desenvolvimento do leite em Rondônia. Nela acontece o Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia – ConQueijo; um evento de valorização da cadeia de queijos artesanais de Rondônia.
Deixe seu comentário