Vacinação meningocócica C está disponível nas salas de vacinação para trabalhadores da saúde e menores de 10 anos

Publicada em


 

Em Rondônia, de acordo com o painel de vacinação do LocalizaSUS, a vacina meningocócica, nesta segunda-feira (3) alcançou a casa de 13.390 vacinados, entre crianças e adolescentes. Para melhorar os índices de vacinação, o Programa Nacional de Imunizações – PNI recomenda que as pessoas aptas a receberem a vacina meningocócica C (conjugada) precisam estar atentas às recomendações e prazos.

Até fevereiro de 2023, o imunizante estará disponível nas salas de vacinação e também será destinado aos trabalhadores da saúde, incluindo os agentes de limpeza, vigilantes, servidores que trabalham na recepção das unidades de saúde, do setor público ou privado, além das crianças e adolescentes.

“É o mesmo público de trabalhadores, alvos da vacinação contra a gripe, obedecendo às orientações do Ministério da Saúde – MS. A vacina é em dose única, vai proteger contra a meningocócica C. Quem por algum motivo já tomou, não precisa tomar mais, é só para quem nunca tomou, é dose única”, disse a técnica da coordenação estadual de imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, Elisa Ferraz.



Os serviços de saúde devem atentar às recomendações quanto aos registros das doses. O estabelecimento deverá garantir a identificação pelo CPF ou Cartão Nacional de Saúde -CNS; identificar o lote da vacina; registrar as aplicações no e-SUS APS ou, caso o imunizante não seja aplicado na Atenção Primária, o registro deve ser feito no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações – SIPNI.

“Têm direito a receber o imunizante, trabalhadores da Saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde. Uma das principais medidas para a prevenção e controle da doença é a manutenção de elevadas coberturas vacinais”, pontuou o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima.

VACINAS

Em Rondônia, entre os dias 13 a 23 de outubro acontecerá a Campanha de Vacinação nas Fronteiras do Ministério da Saúde – MS e serão disponibilizadas as seguintes vacinas: poliomielite, pentavalente, tríplice viral, influenza (gripe), covid-19, pneumocócica 10 valente, febre amarela, hepatite b. Todas as pessoas a partir de 6 meses de idade deverão comparecer aos postos de vacinação, levando o cartão de vacinação.