Três bovinos fêmeas morreram de carbúnculo sintomático em propriedades do município de Theobroma, cerca de 35 km de Jaru. A doença, causada pela bactéria Clostridium chauvoei, foi identificada após um estudo clínico.
De acordo com Eron Bezerra, fiscal agropecuário do Idaron em Jaru, após receber a denúncia, houve um estudo para identificar a causa da morte.
“É uma doença endêmica no estado, e nessa região já houve outras ocorrências em anos anteriores. Na verdade essa doença tem aumentado nos últimos anos, porque com a retirada da vacina, muitos produtores pararam de levar o animal para o curral para fazer o manejo e deixaram de vacinar”, afirmou.
A doença contamina o ambiente, deixando o solo contaminado para os outros animais, por isso a orientação é que no primeiro sinal que a doença, os produtores precisam retirar os bovinos daquela pasto contaminado por um tempo.
Entre os sintomas, está a apatia, o gado não consegue mais acompanhar o rebanho, começa a mancar e inchaços, passando por esses sintomas, o animal vai cair e morrer, variando de 12 a 36 horas desde a contaminação até a morte. Por isso é importante a identificação, para que o produtor comece a vacinar o rebanho, repetir a vacina e inserir no manejo sanitário da propriedade a vacinação.
O Carbúnculo Sintomático consiste em uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Clostridium chauvoei, que possui grande importância econômica na criação de bovinos. E geralmente afeta animais de 6 meses a 2 anos de idade.
Deixe seu comentário