Testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C podem ser realizados na Policlínica Oswaldo Cruz

Publicada em


A unidade também disponibiliza autotestes para os usuários SUS

 

O mês de dezembro é instituído como mês vermelho, em alusão à campanha de mobilização e luta contra o vírus HIV, Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) realiza testagem rápida para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que desejam um diagnóstico e tratamento precoces.

 

Para realizar as testagens rápidas, não é necessário ter encaminhamento ou estar cadastrado na regulação, basta se dirigir até a unidade da POC, localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira, n° 3.862, bairro Industrial, em Porto Velho. Os atendimentos podem ser realizados de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 7h30 às 18h. A unidade também disponibiliza autotestes para os usuários SUS que desejarem realizar a testagem onde e quando quiserem.



 

DEZEMBRO VERMELHO

A campanha enfatiza a importância de práticas sexuais seguras, o uso de preservativos e a redução de comportamentos de risco. Essas mensagens visam prevenir a transmissão do HIV e outras IST.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, 92% das pessoas em tratamento no país já atingiram o estágio de estar indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids. Essa conquista se deve ao fortalecimento das ações de desenvolvimento da Saúde, para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV, com a incorporação de medicamentos de primeira linha para tratamento dos pacientes.

Horário de funcionamento de 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira

 

 

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Esio Mendes e Bruno Motoyama
Secom – Governo de Rondônia