Nesta quinta-feira (04), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou os testes do Censo Demográfico em todas as unidades federativas (UFs). Em Rondônia, o teste ocorrerá no bairro Liberdade, em Porto Velho, até meados de dezembro. Já o Censo Demográfico em todos os domicílios está previsto para ocorrer entre junho e agosto de 2022.
Durante o teste, serão seis recenseadores percorrendo cerca de 1200 domicílios porto-velhenses. Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia.
Para o coordenador operacional do Censo Demográfico, Jorge Elarrat, “é de fundamental importância a realização do teste que está em campo para que o IBGE possa avaliar a usabilidade dos equipamentos e do próprio aplicativo, ao mesmo tempo em que a população tem a possibilidade de compreender a abrangência do Censo Demográfico e a importância destas informações para a leitura da realidade brasileira”.
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, salienta a importância do Censo Demográfico para conhecer a realidade de todos os municípios brasileiros. “O Censo é uma verdadeira radiografia do nosso país. É quando sabemos a quantidade de pessoas, de crianças, jovens, idosos, homens, mulheres e como estas pessoas vivem”.
Ressalta-se que os recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné e colete com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar um DMC de cor azul, semelhante a um smartphone, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br, do telefone 0800 721 8181 ou do QR Code.
Fases do Censo Demográfico
Além da coleta de informações junto aos moradores, nos dias anteriores, é feita a pesquisa urbanística do Entorno, que coleta informações sobre a infraestrutura urbana, como iluminação pública, identificação de logradouro, pavimentação das vias, existência de calçadas, pontos de ônibus, ciclovias, acessibilidade urbana e arborização. Após o recenseamento, vem a fase de supervisão e, depois, a Pesquisa de Pós-Enumeração, que avalia a cobertura e a qualidade da coleta de dados do estudo censitário.
Fonte: Amabile Geovana Casarim
Deixe seu comentário