TCE e MPC deflagram megaoperação em unidades de saúde do Cone Sul de Rondônia

Publicada em


Foto: Ilustração

 

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) deflagrou, esta semana, uma grande operação em municípios do Cone Sul do Estado, abrangendo também outras regiões, como a Zona da Mata.

 

A ação conta com a participação do Ministério Público de Contas (MPC-RO).

 

A fiscalização busca melhorar o atendimento para a população e dar mais condições de trabalho aos profissionais de saúde.

 

São contempladas as cidades de Vilhena, Colorado do Oeste, Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Cerejeiras, Chupinguaia, São Felipe do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis.

 

Nesta terça-feira (25/3), a equipe do TCE e o MPC estiveram em Vilhena, vistoriando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Industrial e Afonso Mansur de França.

 

Foram avaliados: o armazenamento e fornecimento de medicamentos, a quantidade de profissionais de saúde à disposição, a oferta de exames conforme as necessidades emergenciais e a qualidade do atendimento prestado nas unidades.

 

A ideia é proporcionar melhorias à população, de forma colaborativa e por meio do diálogo com os gestores dos municípios.

 

POPULAÇÃO E PROFISSIONAIS ELOGIAM ATUAÇÃO DO TCE

Durante a fiscalização, os pacientes ressaltaram a importância do trabalho do Tribunal de Contas para as melhorias já sentidas na área da saúde.

 

A dona de casa Fabiana Lopes da Silva, ainda, elogiou o atendimento recebido na UBS Industrial.

 “É excelente o atendimento. O Tribunal de Contas tem de continuar fiscalizando”, disse.

 

A coordenadora da unidade, Maria Tavares, ressaltou o trabalho cooperativo do TCE, que tem ajudado a gestão.

 “Aqui, era horrível: goteira, falta de energia. E agora gente vê como tudo mudou. É um sonho”, afirmou.

 

ESTRUTURA DE UBS É DESTAQUE, MAS HÁ PONTOS DE MELHORIA

Na fiscalização realizada nas UBS, foram destacadas, especialmente, a organização, a estrutura e a cobertura dos serviços ofertados à população de Vilhena. Tudo dentro das orientações técnicas da área.



“As primeiras impressões aqui, na UBS Industrial, foram excelentes. A parte relacionada a limpeza, mobiliário, insumos, atendimento médico, tudo muito bom”, avaliou o secretário-geral de controle externo do TCE-RO, Marcus Cézar Filho.

 

Como ponto de melhoria, a forma como os medicamentos são dispensados na unidade. Para isso, é preciso a contratação de profissionais farmacêuticos e de ajustes na estrutura de fornecimento da Assistência Farmacêutica no município.

 

DIÁLOGO E COOPERAÇÃO ENTRE TCE E GESTORES

Ainda em Vilhena, a equipe de fiscalização do Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas se reuniram, na Prefeitura, com representantes da gestão municipal.

 

O chefe de gabinete, Thiago Graci, reforçou a importância da atuação do Tribunal e do Ministério Público de contas para o aprimoramento da gestão pública, especialmente em uma área tão importante, quanto a saúde

“É de suma importância o TCE e o MPC virem aqui, conhecer de perto nosso sistema de saúde. Essa postura reforça o respeito que temos pelos órgãos de controle”, ressaltou.

 

A presidente da comissão de fiscalização do contrato de gestão da saúde de Vilhena, Erica Dala Riva, falou dos benefícios que a nova forma de administrar, via terceirização, tem trazido.

“Ampliou muito o serviço para a população e nos facilitou a administração, inclusive, das outras unidades de saúde do município”, completou.

 

FISCALIZAÇÕES CONTINUARÃO PARA BENEFICIAR A POPULAÇÃO

As fiscalizações permanentes do Tribunal de Contas continuarão, nos municípios do Cone Sul do Estado e outras regiões, ao longo da semana.

 

A estratégia busca, não só, identificar falhas e propor correções, mas também contribuir, fortemente, para o fortalecimento e a efetividade das políticas públicas de saúde em Rondônia, ao promover uma gestão eficiente e, sobretudo, humanizada que atenda as demandas e expectativas da população.

 

 

 

Fonte: ASCOM TCE-RO