Suspeitos furtam 100kg de cacau seco de morador da Linha 610 em Jaru, RO

Publicada em


Produtor rural percebeu o furto e cerca danificada. Ele constatou que foram levados 100kg de cacau seco.

Imagem Ilustrativa/Internet

 

Produtor rural de 62 anos, morador na Linha 610 em Jaru (RO) comunicou a Polícia Militar (PM) na manhã de quinta-feira (29) que sua propriedade havia sido alvo de furto, com os suspeitos levando aproximadamente 100kg de cacau seco. Não há informações sobre os suspeitos de terem praticado o furto.

Segundo ocorrência registrada pela PM, o morador no Km 09 da Linha 610 informou a guarnição que ao acordar na manhã de quinta-feira, percebeu que haviam furtado 100kg de cacau seco de sua propriedade, os suspeitos danificaram uma lona e abriram um buraco na cerca por onde podem ter entrado e saído com a carga.

Atualmente o quilo do cacau seco é comercializado a um preço médio de R$ 14 em Rondônia, o produtor ainda não calculou os prejuízos causados pela ação criminosa, mas só as sementes levadas pelos criminosos, deu um prejuízo de R$ 1.400.



Segundo publicação do portal do governo do estado, a produção de cacau no estado deve aumentar este ano de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta o cacau como o maior crescimento em produção e área plantada em Rondônia para 2021. A produção deve crescer quase 20% neste ano. Em fevereiro de 2021, a produção chegou a 6.003 toneladas, colhidas em uma área de 9.223 hectares. São 651 quilos de cacau produzidos por hectare.

 

ROTA DO CACAU

 

O Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) propôs a implantação do projeto “Rota do Cacau de Rondônia”, o que representará um esforço conjunto do Governo do Estado, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Ministério da Agricultura (Mapa) e da Ceplac. O projeto prevê o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau e chocolate por meio da estruturação de polos de desenvolvimento regional.

Com a Rota do Cacau, o Poder Executivo Estadual busca consolidar e ampliar a cadeia produtiva do cacau e chocolate no Estado, como uma estratégia para o desenvolvimento regional, devido ao grande número de ocupações e postos de trabalho que podem ser gerados. O cacau é um produto de alto valor comercial e vasto potencial de beneficiamento e desenvolvimento de novos produtos baseados no chocolate e subprodutos do seu fruto.

 

Jornal Eletrônico Portal P1