Suplente de deputado em Ariquemes, RO, pode assumir vaga de Edson Martins na ALE/RO

Publicada em


Justiça acatou o pedido do ex-deputado Saulo Moreira para formalizar a mesa diretora da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) sobre a condenação do deputado Edson Martins (MDB).

Deputado Estadual Edson Martins (MDB-RO) Foto; ALE/RO

 

O pedido do ex-deputado Saulo Moreira, morador de Ariquemes (RO), foi deferido pela juíza Márcia Adriana Araújo Freitas, da 1ª Vara Civil da Comarca de Alvorada do Oeste para que a mesa diretora da ALE/RO fosse oficializada sobre a condenação definitiva do deputado estadual Edson Martins (MDB) em ação civil pública referente ao período em que foi prefeito do município de Urupá (RO). A condenação prevê suspensão dos direitos políticos por cinco anos, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso impetrado pelo deputado.



 

Edson Martins se filiou ao MDB no dia 13 de fevereiro de 1995, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2007 e ficou até 2011, voltou a configurar entre os parlamentares da Assembleia Legislativa na 9ª legislatura em 2015 a 2019, conquista a reeleição em 2019 e seu mandato expiraria em 2023. Atualmente, o deputado é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e integra outras quatro comissões, com destaque para a Comissão Agropecuária e Política Rural, sua plataforma política nas eleições que disputou.

 

Com o cenário que se figura, o município de Ariquemes terá quatro representantes na Assembleia Legislativa, com destaque para o Alex Redano (PRB) que é o atual presidente da casa, o município ainda conta com Adelino Follador (DEM) e o Geraldo da Rondônia (PSC), este último enfrenta um processo no Conselho de Ética da ALE.

 

Em 2018, Saulo Moreira (MDB) concorreu ao pleito eleitoral e obteve 10.911 votos para deputado estadual, figurando entre os suplentes de eleitos naquele ano, iniciando uma “briga” nos bastidores da política para conquistar uma cadeira na casa de leis estadual, em março de 2021, durante sessão remota, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TER/RO) rejeitou o pedido do ex-deputado, mantendo embargos e sua inelegibilidade por suposta compra de votos, no entender dos juristas, Saulo Moreira não pode assumir a cadeira de Edson Martins que também teve seus direitos políticos cassados, podendo essa vaga ir para o ex-secretário de saúde do estado de Rondônia William Pimentel.

 

O certo é que nos próximos dias, poderemos ter mudanças na configuração da Assembleia Legislativa de Rondônia.

 

Jornal Eletrônico PortalP1