Após quebrar recordes no mundo todo, ‘Star Wars: O Despertar da Força‘ estreia hoje no segundo maior mercado de cinema do mundo: a China. E, segundo especialistas, o filme deve enfrentar dificuldade para ultrapassar ‘Avatar‘ nas bilheterias de lá.
O motivo? A franquia ‘Star Wars‘ não é conhecida na China. Os primeiros filmes da saga foram exibidos pela primeira vez nos cinemas chineses durante a 18ª edição do Festival Internacional de Shanghai, que aconteceu em Dezembro de 2015. O evento marcou a primeira exibição de ‘Guerra nas Estrelas’ (1977), ‘Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca’ (1980) e ‘Star Wars: Episódio VI – O Retorno do Jedi’ (1983) em um cinema da China.
Os seis filmes da franquia foram censurados no país por décadas.
A China é conhecida por sua alta censura com todo e qualquer conteúdo violento e político, e os filmes norte-americanos passam por uma alta avaliação para estrear por lá. Apenas 10% das produções norte-americanas são lançadas na China, após passar pelos censores extremamente rígidos. Apesar de ser o segundo maior mercado cinematográfico do mundo, atrás apenas dos EUA, o governo chinês mantém um bloqueio sobre o número de filmes estrangeiros que são exibidos por lá.
Segundo a companhia financeira Nomura Holdings, ‘Star Wars: O Despertar da Força‘ deve arrecadar em torno de US$ 230 milhões se fizer o sucesso esperado por lá, após a fortíssima campanha de marketing da Walt Disney.
Deixe seu comentário