Sesdec busca referências para implantar modalidade de motopoliciamento tático em Rondônia

Publicada em


 

O Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia (Sesdec) realizou uma visita técnica na manhã dessa quarta-feira (16) no comando-geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM-TO) para promover a cooperação entre as instituições visando a implantação do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) na PM-RO.

 

Na ocasião, o secretário, José Hélio Cysneiros Pachá, explicou que já deu início à implantação da doutrina do Giro na PM de Rondônia quando enviou dois integrantes para o Tocantins em 2015. “O governador Marcos Rocha nos proporcionou a possibilidade de concretizar esse sonho para a estrutura da Segurança Pública de Rondônia. Já estamos agilizando o processo para a aquisição de motos de altas cilindradas e esperamos que a cooperação seja concretizada para implementar a Giro no nosso Batalhão de Choque (BPChoque)”, evidenciou.



 

“Na maioria dos crimes os elementos utilizam motocicletas. Então, por conta da mobilidade muitos acabam conseguindo se evadir das viaturas. A partir disto surgiu essa necessidade de implementar o policiamento com motocicletas e para isso, já estamos buscando aperfeiçoamento”, afirmou o diretor de ensino da PM-RO, coronel Rone Herton Dantas.

 

A PM-TO é referência em modalidades de policiamento e capacitação, servindo como modelo para as instituições coirmãs de todo o país. A troca de experiências foi evidenciada na reunião pelos representantes das forças de segurança.

 

“Essa visita nos deixa extremamente honrados, pois demonstra que a Polícia Militar do Tocantins está sendo notada nacionalmente pela expertise técnica e resultados positivos”, apontou o coronel Silva Neto, acrescentando que a iniciativa faz parte da relação de cooperação que é construída pelas PMs. “É muito importante que tenhamos esse laço de respeito e integração pois é de interesse de todos nós que a Segurança Pública seja ágil e combativa”, ressaltou.

Durante a reunião, o comandante da Companhia de Giro e o subcomandante do BPChoque, major Vilson Rodrigues da Silva Junior, apresentaram a estrutura organizacional e a logística, reforçando a responsabilidade exigida para a atuação no grupamento. “É uma felicidade muito grande receber esse reconhecimento por parte da PM  de Rondônia, que se deslocou até nosso estado para se referenciar na modalidade de motopoliciamento tático”, apontou.

 

Os visitantes também foram convidados a assistir a uma demonstração prática do Grupo de Intervenções Rápidas da PM-TO.

 

Fonte
Texto: Isabela Pereira
Fotos: Ascom PMTO
Secom – Governo de Rondônia