A entrega dos certificados de conclusão ocorreu na manhã desta sexta-feira (23), numa propriedade rural localizada no km 490, da Br 364, em Ariquemes, onde os 13 concluintes aprenderam técnicas de rédeas e casqueamento , ministradas durante cinco dias de curso.
Roseli Barbosa, de 22 anos, foi a única mulher na turma. Ela diz que a oferta gratuita da formação estimula o interesse em se capacitar para prosseguir com os trabalhos da família de agricultores a qual pertence. “Eu sempre mexi na área rural, que é que eu amo fazer. Meu pai (já falecido) sempre incentivava a gente e é uma maneira de dar continuidade ao trabalho dele.” Afirmou a jovem.
Silane Guedes, secretária da SEMA, disse que ao longo de 2018, através de uma parceria entre a Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), cerca de quinhentas pessoas receberam certificação profissional reconhecida pelo Ministério do Trabalho. “Até dezembro ainda serão ministrados dois de filetagem e aproveitamento de pescados e um de criação de galinha caipira. Para 2019 já há confirmação de mais 80 cursos nesta cooperação junto ao SENAR.” Disse , Silane.
Já para presidente do SENAR, Dilermando Teodoro, este é um modo de capacitar mão – de – obra qualificada na produção e gerenciamento das atividades rurais, evitando a migração dos jovens para a cidade, através da geração de emprego e renda no campo. “É para que eles tenham alternativa de renda na agricultura, apicultura, doma racional […]porque existe um a demanda muito grande de mão de obra especializada na pecuária. Então, esses jovens estão saindo destes cursos aptos até mesmo a gerenciar uma fazenda.” Concluiu o Presidente.
Fonte: Comunicação PMA
Foto: Arquivo PMA
Deixe seu comentário