A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam realizou na última terça-feira uma ação educativa de conscientização para a população do Distrito de Triunfo sobre os riscos de incêndios florestais, durante o período de estiagem. A ação faz parte das atividades do “Setembro Cinza”, mês intitulado para a promoção de ações orientativas quanto ao período de estiagem e seca, e os problemas que causam ao meio ambiente e à saúde. A ação foi realizada com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Batalhão da Polícia Ambiental – BPA.
O “Setembro Cinza” tem por finalidade reforçar a importância da conscientização da população e auxiliará na concretização das ações de proteção ambiental e em prol da prevenção de queimadas. Esse é o objetivo da LEI N° 5.281, DE 12 DE JANEIRO DE 2022, Institui o Setembro Cinza no âmbito do Estado de Rondônia.
Em alusão ao mês, a Sedam realizou o pit stop ambiental, com orientações à comunidade sobre os problemas que as queimadas podem causar durante o período de seca. Na ocasião, a equipe de Educação Ambiental da Sedam conversou com as pessoas acerca das orientações, cuidados e a importância de pequenas ações que podem ser realizadas para prevenção à queimada urbana e rural.
Segundo o biólogo da Sedam, Leandro de Almeida, neste período de seca, muitas pessoas colocam fogo no lixo doméstico e também em terrenos baldios para fazer limpeza nos terrenos, e isto acaba prejudicando o meio ambiente e também a saúde da população, devido às fumaça e os folículos que ficam no ar. “Durante nossas atividades do ‘Setembro Cinza’, vamos intensificar as ações educativas de cunho orientativo, para conscientizar a população a cuidar do meio ambiente, neste período crítico do ano” explicou o biólogo.
A ação contou com a distribuição de material didático com orientações e procedimentos a serem adotados nos casos de incêndio florestal, e informações sobre medidas de prevenção às queimadas.
Na ocasião, os bombeiros também falaram sobre a Operação Verde Rondônia, conduzida pela corporação entre os meses de junho e outubro, que tem realizado missões para o combate às queimadas em todo o Estado.
Deixe seu comentário