Time que leva o nome da cidade é o maior campeão de Rondônia
Segundo a história do clube disponível em site oficial, a equipe nasceu de um campinho de terra no interior do município que tem o mesmo nome do time. O clube, que no começo foi formado por garimpeiros, seringueiros e trabalhadores da rádio-telex, aproveitavam as horas livres para relaxar após um dia cansativo de trabalho no garimpo de diamantes no Rio Machado.
“Uma bola de capotão e um pequeno espaço onde hoje é o teatro Dominguinhos, surgiu o primeiro campinho de futebol de Ji-Paraná que, na época, ainda se chama Vila de Rondônia. Isso ocorreu na década de 50. João Padeiro, que trabalhava com o Velho Sergipe, coordenou a primeira competição de futebol.”
O Galo da BR passou por anos de crises. Em 2009, a equipe chegou na final da segunda divisão do Campeonato Rondoniense e venceu o Moto Esporte Clube por 2 a 0. No entanto, alguns jogadores realizaram um motim e a equipe não compareceu a partida final do torneio, perdendo a vaga de acesso e sendo punido com a exclusão de competições promovidas pela FFER no ano seguinte.
O Paysandu não será a primeira equipe paraense que o Ji-Paraná vai enfrentar em uma competição nacional. Em 2020, pela Série D do Brasileiro, o Independente cruzou o caminho do Galo da BR e perdeu as duas partidas. A primeira por 1 a 0, e a segunda por 2 a 1.
Em 2024, o clube vai disputar o Campeonato Rondoniense e terá como adversário o Genus, no dia 18 de fevereiro, às 15h30 (horário de Rondônia), no Estádio Biancão.
Pela Copa do Brasil, o duelo entre Ji-Paraná e Paysandu ainda não possui data e horário confirmados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Fonte: ge/Beatriz Reis – Belém, PA
Deixe seu comentário