Nos dias 19 a 21 de agosto, o secretário Elias Rezende, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), esteve representando o estado de Rondônia na Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima (Climate Week), em Salvador, evento realizado pela Agência de Mudanças Climáticas da Organizações das Nações Unidas (ONU), em parceria com o governo federal.
O evento, realizado em todas as regiões do mundo, tem o objetivo de impulsionar as respostas dos países às mudanças climáticas, problema global que, segundo a Painel da ONU sobre Mudanças Climáticas, tende a se intensificar neste século, acarretando consequências graves, entre elas, as migrações forçadas, escassez de recursos naturais, aumento das inundações e secas, e insegurança alimentar.
De acordo com o secretário, o espaço é extremamente importante para divulgar as ações que estão acontecendo no estado para a conservação e preservação do meio ambiente. “Estar no evento foi uma oportunidade de mostrar ao mundo que a Amazônia tem, sim, grandes desafios, mas que o governo de Rondônia, em parceria com a união, tem buscado soluções para as grandes demandas”.
Durante o evento, também ocorreu reunião com o Ministério do Meio Ambiente que realizou o pré lançamento do programa federal Floresta + , onde foi destacada o potencial de captação de recursos no universo de U$ 133 milhões por parte do estado de Rondônia ( valor baseado potencial florestal do Estado) para vendas de créditos de carbono. O que vai permitir o estado ter elegibilidade será a regulamentação da Lei 4.437 : Política de Governança Climática e Serviços Ambientais, aprovada no fim do ano passado.
Fonte
Texto: Secom
Fotos: Arquivo Secom
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário