Rondônia é o segundo estado com maior aumento da remuneração dos trabalhadores

Publicada em


As políticas públicas do governo do estado incentivam o desenvolvimento econômico.

 

 

Rondônia se destaca como o segundo estado com maior aumento na remuneração real média entre 2021 e 2022. O estado apresentou um crescimento notável de 14,2% no período, ficando atrás apenas do Ceará, que teve um aumento de 15,4%, e à frente do Pará, com 11,4%. De acordo com os dados recentes da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2024, este crescimento na remuneração real média reflete o engajamento do governo de Rondônia em promover políticas públicas que incentivam o desenvolvimento econômico e a melhoria das condições de trabalho para os rondonienses.

 

Segundo o Coordenador de Geointeligência de Dados Econômicos da Sedec, Pablo Mendonça, a remuneração real média, se refere ao salário do trabalhador já descontado a inflação.

“Isso significa o valor real que ele recebe e que reflete seu poder de compra. Por exemplo, se alguém ganhava 1 real em 2021 e passou a ganhar 2 reais em 2022, mas o preço de uma maçã também dobrou, a inflação anulou o aumento. Porém, se a remuneração real aumentou para 4 reais e a maçã passou de 1 para 2 reais, ele pode comprar duas maçãs, indicando um aumento real no poder de compra,” explicou.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS E INVESTIMENTOS

Entre as principais políticas que contribuíram para esse avanço, por iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec); destacam-se os programas de qualificação profissional, incentivos fiscais para empresas e investimentos em infraestrutura. O governo do estado tem se empenhado em atrair novos investimentos e fortalecer os setores produtivos, evidenciando os empreendedores que são pilares da economia de Rondônia.



Geointeligência de Dados Econômicos.

 

 

AVANÇO ECONÔMICO E SOCIAL

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as políticas públicas adotadas pelo governo incluem incentivos fiscais para empresas que se estabelecem na região, programas de qualificação profissional, e investimentos em infraestrutura.

“Estes esforços têm contribuído à criação de novos empregos e elevação da qualidade de vida dos trabalhadores no estado. A atração de novos investimentos e a diversificação da economia local são resultados diretos dessas políticas, que têm como objetivo tornar Rondônia, um polo de desenvolvimento econômico no Norte do Brasil,” pontuou.

 

De acordo com o vice-governador de Rondônia e secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, o aumento na remuneração real média, é um reflexo do ambiente favorável ao crescimento econômico e à geração de empregos.

“Temos trabalhado com políticas que atraiam investimentos, e qualifiquem a mão de obra e melhorem as condições de vida dos rondonienses,” ressaltou.

 

 

 

Fonte
Texto: Arthur Gusmão
Fotos: Arthur Gusmão e Alex Cardoso
Secom – Governo de Rondônia