Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (05) nas dependências do Fórum Eleitoral de Jaru, foi definido que o candidato a prefeito de Jaru, João Gonçalves Junior (PSDB) que disputa a reeleição será o primeiro a falar com os eleitores através do Horário Político, cuja exibição obrigatória no rádio e na televisão se inicia nesta sexta-feira (09) das 06 às 6h10 e das 11 às 11h10 (no rádio) e das 12 às 12h10 e novamente das 19h30 às 19h40, na televisão. Ambos os horários se referem ao fuso horário adotado no Estado de Rondônia.
A partir do segundo dia do horário eleitoral, os candidatos vão se revezando sobre quem será o primeiro e o que apresentará as suas propostas por último até o término da propaganda eleitoral no rádio e na TV.
A reunião realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), contou com a presença de representantes de todas as emissoras de rádio, além dos canais de televisão SIC TV e TV Cidade. Durante o encontro com membros da imprensa radiofônica e televisiva foi definido ainda de forma consensual que a Rádio Massa FM (91.1) vai gerar o Horário Eleitoral para as demais emissoras de rádio existentes no município e a SIC TV – Canal 7, vai fazer o mesmo procedimento para os canais de televisão locais disponíveis em TV aberta.
Os oito partidos que apoiam a candidatura de João Gonçalves Junior (PSDB, MDB, PL, PP, PSL, DEM, Patriota e Cidadania) possuem ao todo 232 deputados na chamada Bancada do Horário Eleitoral, conforme informa a Portaria nº 722, emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 24 de setembro de 2020. Enquanto isso, a mesma bancada do candidato José Amauri dos Santos que tem o apoio de sete partidos (PTB, PV, PSB, PROS, PODEMOS, PRB E PSD) conta apenas 136 deputados federais. Por esse motivo, conforme o TSE, João Gonçalves terá mais de seis minutos em cada um dos dois blocos do horário eleitoral e Amauri pouco mais de três minutos, além de inserções de 30 segundos ou um minuto de segunda a domingo das 5 horas da manhã à meia noite no rádio e na televisão.
O candidato a prefeito de Jaru pelo PRTB, Sebastião Santana, não terá direito a apresentar suas propostas durante o horário político e também não aparecerá nas inserções de 30 segundos e um minuto no rádio e na televisão. O motivo é que, conforme determina o TSE, só possui tais benefícios o candidato cujo partido a que pertence e os que fazem parte da coligação, contaram com representantes na Câmara dos Deputados de acordo com o resultado oficial da Eleição de 2018. A Portaria 722, emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral diz que os partidos PMN, PTC, DC, REDE, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP não terão acesso ao horário eleitoral gratuito nas Eleições 2020, em observância ao disposto no inciso I do parágrafo único do art. 3º da Emenda Constitucional nº 97/2017.
O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (09) e vai até o dia 13 de novembro, dois dias antes das eleições municipais em todo o Brasil. Ao todo 151 candidatos irão disputar a preferência dos 42.758 eleitores aptos a votar no município de Jaru. Três nomes buscam o cargo de prefeito (João Gonçalves, Amauri e Santana) e 148 candidatos disputam uma das quinze vagas disponíveis na Câmara Municipal de Jaru.
Jornal Eletrônico PortalP1
Deixe seu comentário