Mais de 9,2 milhões de brasileiros estão desempregados; aumento foi de 8,6%, diz IBGE
Mesmo com crescimento, o número é menor que em 2015. Na Pandemia em 2022, o índice de desemprego no Brasil era de 11,2%
Os brasileiros estão terminando o mês de março de 2023, com uma taxa de desemprego que aumentou para 8,6% nos últimos três meses. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE –, que dvulgou os números levantados de dezembro a fevereiro de 2022.
No auge da crise da pandemia da Covid-19, o Brasil enfrentava uma taxa de desemprego de 11,2%, mas a economia estava estabilizada, apesar de frágil e os programas de auxílios do Governo Federal, sustentava um equilíbrio das contas, inclusive dos desempregados.
O IBGE divulgou e o Segundo News apurou junto aos canais de informação do Governo Federal, que o atual levantamento de dados, foi feito pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínuo – Pnad Contínua –, que é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país, atualmente.
O número subiu em relação ao trimestre anterior, de setembro a novembro de 2022, quando o índice estava a 8,1%. De qualquer forma, o número desta sexta-feira, 31 de março, é o menor resultado para o período desde 2015, quando foi a 7,5%.
A pesquisa ainda mostra que de dezembro a fevereiro de 2022, o índice de desemprego no Brasil era de 11,2%. O número absoluto de pessoas sem ocupação no país aumentou 5,5%, com 483 mil pessoas a mais sem emprego em comparação ao período anterior, conforme divulgou o IBGE.
O número total chega a 9,2 milhões de pessoas, com divulgação ampla dos números também pelos sites Terra, Uol e G1, sempre enfatizando que a pesquisa também mostrou uma redução no número de empregadores no Brasil nos últimos três meses.
Houve redução de 206 mil pessoas na categoria dos empregadores, que agora soma 4,1 milhões de pessoas.
Deixe seu comentário