Promovendo a reintegração social, 1º Torneio de Futsal entre Unidades Prisionais acontece em Vilhena, RO

Publicada em


Competição do torneio “Gol da Liberdade” no ginásio Geraldão, em Vilhena

 

Com uma iniciativa de inclusão e reintegração, o ginásio de esporte Geraldão de Vilhena foi palco do primeiro torneio de futsal entre as unidades prisionais da região, no dia 28 de agosto. Com o tema “Gol da Liberdade”, cinco equipes disputaram o título da competição.

 

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Gerência de Reinserção Social (Geres), promoveu a competição que visa fortalecer e aprofundar as boas práticas de cuidados com a saúde nas unidades da comarca de Vilhena, contribuindo para ressocialização e o bem-estar dos reeducandos, promovendo assim, reintegração social, saúde física e mental, e redução da tensão no ambiente prisional.

 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, iniciativas como esta reforçam a reintegração social dos reeducandos, tendo o esporte como ferramenta para transformação social.



 

REINSERÇÃO

O coordenador de projetos da Sejus, do Cone Sul, Adelir Cardoso explicou que, a ação contou com a parceria do Conselho da Comunidade do município, que forneceu medalhas e alimentação aos participantes.

 

O torneio contou com a participação de 50 reeducandos; formando cinco equipes, das três unidades masculinas: Centro de Ressocialização Cone Sul, Casa de Detenção de Vilhena e Penitenciária Feminina e Semiaberto. Na parte da arbitragem, o campeonato contou com a atuação dos policiais penais, Gean Pereira e Jurandir Lico.

 

COPA DA LIBERDADE

A competição foi realizada no pátio da quadra do Centro de Ressocialização Cone Sul. As equipes jogaram entre si, em um formato classificatório, indo para a semifinal, o melhor time de cada ala.

 

O título da competição foi conquistado pela equipe “A” do Centro de Ressocialização Cone Sul, que venceu a equipe “E”, por 1 x 0 na final.

 

Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, o campeonato de futsal representou uma prova da reabilitação e reintegração dos internos, e eventos como esse, buscam proporcionar aos detentos uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal.

 

 

 

Fonte
Texto: Assessoria Sejus
Fotos: Arquivo Sejus
Secom – Governo de Rondônia