Projetos de inteligência artificial do TJRO são destaques em congresso nacional de inovação

Publicada em


Projetos de inteligência artificial do TJRO são destaques em congresso nacional de inovação

 

Os avanços tecnológicos do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) foram expostos no I Congresso de Inovação em Inteligência Artificial (IA) no Judiciário, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), entre os dias 15 e 17 de janeiro de 2025, em Foz do Iguaçu.

 

Como parte da programação do congresso, a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do TJRO, representada pelos servidores Felipe Colen e Paulo Guyss, apresentou os sistemas de Inteligência Artificial GaIA e AssessorIA, explorando os campos éticos e de uso responsável dessas ferramentas dentro da instituição.



 

Segundo informado pela Secretária da STIC, Ângela Carmen, o congresso tem como intenção discutir as melhores práticas e os desafios da implementação da IA no sistema de Justiça. O encontro foi visto como uma oportunidade para compartilhar experiências, explorar novas soluções e encontrar ideias para integrar as tecnologias de IA no cenário rondoniense, sempre com o objetivo de fortalecer a Justiça e beneficiar a sociedade.

 

GaIA e AssessorIA

O nome GaIA faz uma referência a deusa da mitologia grega de enorme potencialidade geradora, também conhecida como mãe-terra. Usando Inteligência Artificial Generativa, pode transformar a forma como se produzem trechos de um acórdão, sem abrir mão da validação humana.

 

Já AssessorIA é uma solução inovadora que pode transformar a maneira como se interage com processos judiciais. Desenvolvida para ajudar assessores(as) e magistrados(as) do Poder Judiciário de Rondônia, na análise de processos, automatizando etapas e gerando textos de forma eficiente. Na prática, AssessorIA ajuda a entender e trabalhar com documentos de forma mais rápida.

 

 

 

Fonte: Tribunal de Justiça de Rondônia/TJ RO