Um projeto de educação física, coordenado pela professora Lilian Catiúscia Eifler Firme da Silva do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Cacoal, recebeu um destaque no programa televisivo “Show do esporte”, veiculado pela emissora Band, em rede nacional.
O “Futebol Escolar: para além das quatro linhas”, surgiu a partir do período pandêmico, onde os professores precisaram se adaptar à nova realidade mundial: as aulas remotas. A ideia partiu de conversas por meio do aplicativo WhatsApp, em que docentes da área de Educação Física do país compartilhavam experiências sobre suas aulas no início da pandemia de covid-19.
Para a coordenadora do projeto “o objetivo foi refletir acerca do futebol como um conteúdo que transcende a quadra/campo evidenciando temas como: o negro no futebol brasileiro, o futebol das mulheres, o futebol de cegos, entre outros.”
A metodologia das aulas remotas consistiu em convidar pessoas com experiência nos conteúdos mencionados em aulas expositivas-dialogadas utilizando a plataforma Google Meet. As aulas ocorreram em dois momentos distintos, entre os meses de maio e junho de 2020, e agosto e setembro de 2021. Foram atendidos, em média, 350 alunos dos terceiros anos do Ensino Médio Integrado dos cursos de Agroecologia, Agropecuária e Informática do Campus Cacoal.
Entende-se que o futebol é um conteúdo que pode ser debatido de maneira transversal, pois segundo Darido (2014) a transversalidade dos temas é uma reformulação de problemas e paradigmas que a sociedade enfrenta e que a escola tenta tematizá-los, e por meio dessas temáticas pode-se apresentar assuntos como: gênero, racismo, inclusão, cultura, ética, saúde, entre outros.
“Levar os alunos a debaterem sobre a temática através das aulas remotas, foi ressignificar a essência das aulas de Educação Física. A proposta foi a conscientização dos alunos acerca da compreensão dos valores sociais do futebol, que vai muito além das quatro linhas”, destacou a docente.
A matéria jornalística pode ser acessada no link: https://www.youtube.com/watch?v=3jr-nau0uqQ&t=6905s
Deixe seu comentário