Evitar e minimizar esse tipo de prejuízo é fundamental no segmento, projetos sob medida, como portas automáticas e outros equipamentos podem ser grandes aliados
A movimentação intensa de máquinas e pessoas em grandes empresas agrícolas pode representar uma perda considerável da produção no Brasil. Somado a outros fatores, como falhas no manuseio, controle de temperatura e umidade, a falta de um espaço adequado para armazenamento representa uma perda de até 15% da produção de grãos, segundo o levantamento ‘a perda de grãos no Brasil e no mundo’, divulgado no início de 2023 pela Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.
Grãos como milho, soja, café e outros dependem diretamente das condições climáticas, tanto para seu cultivo, quanto para sua durabilidade depois da colheita. Por isso, para Giordania R. Tavares, diretora executiva da Rayflex, maior referência nacional na produção de portas rápidas no Brasil e América Latina para a indústria, é preciso ter em mente que o espaço de armazenamento deve garantir as condições ideais para cada tipo de produto.
“É muito importante entender que, mesmo com a tecnologia que temos hoje, produtores agrícolas continuam tendo prejuízos que podem ser consideravelmente reduzidos por ferramentas inteligentes, como o uso de portas automáticas, por exemplo”, revela.
No caso de galpões instalados em locais abertos, por exemplo, um problema comum é a incidência de vento. Embora possa parecer inofensivo, o vento forte pode impulsionar a propagação de pragas, que em poucas semanas podem destruir as safras. Pensando nisso, a Rayflex recomenda a porta Vectorflex, uma solução desenvolvida para ambientes externos e que suporta ventos de até 60km/h.
“Esta é uma opção desenhada para espaços de grandes dimensões e com um alto fluxo de entrada e saída de pessoas, sendo ideal para proteger contra a umidade da chuva, poeira e pragas”, revela Giordania.
Com isso, além de atuar como uma espécie de barreira sanitária, as portas automáticas também têm um papel fundamental na segurança dentro do ambiente de trabalho. Em locais em que o trânsito de pessoas e máquinas é constante, é preciso estar em alerta para evitar acidentes. Para isso, a Rayflex disponibiliza equipamentos, como radar, fotocélula, semáforo, entre outros, que visam a segurança do usuário.
Fonte: Mayra Ribeiro
Deixe seu comentário