Primeira Assistente Virtual baseada em inteligência artificial simplifica atendimento ao cidadão

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Assistente virtual do Portal de Transparência utiliza IA avançada para interagir com cidadãos

 

 

Com o objetivo de promover a transformação digital e atender diretamente à população, o governo de Rondônia inova com o lançamento da primeira Assistente Virtual baseada em Inteligência Artificial (IA), no Portal da Transparência do estado. A nova assistente, denominada “Clara”, será apresentada durante o 2º Encontro de Controles Internos, nos dias 27 e 28 de junho, no Instituto Federal (Ifro), em Porto Velho.

 

A iniciativa faz parte de um trabalho desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE), em acordo com o eixo de gestão estratégica governamental. A iniciativa surgiu da necessidade de simplificar a relação do poder público com a sociedade e a inteligência artificial foi escolhida por sua capacidade de  adaptação com base em novos treinamentos, garantindo que a Clara se torne cada vez mais eficaz ao longo do tempo.

 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Clara representa um avanço para o estado, reforçando os investimentos da gestão estadual em modernização, eficiência e qualidade das iniciativas.



“O Portal da Transparência é uma ferramenta essencial que permite ao cidadão fiscalizar os investimentos, receitas e ações realizadas pelo estado,” pontuou.

 

“O governo de Rondônia está em primeiro lugar entre os poderes executivos estaduais no Programa Nacional de Transparência Pública. Para alcançar essa posição, é necessário obter um nível de transparência entre 95% e 100% e Rondônia atingiu 99,29%. A Clara é um fruto da continuidade desse trabalho e do compromisso do estado com a transformação digital”, ressaltou o governador.

 

Segundo o coordenador de Análise de Dados da Setic, Pedro Gomes, o uso de inteligência artificial está revolucionando o mundo e a administração pública.

“Apenas acompanhar e replicar tendências não é suficiente para contribuir para modernização de serviços. Por isso é importante analisar e escolher as melhores soluções para solucionar problemas e proporcionar melhorias de processos dentro da administração pública”, destacou.

 

ATENDIMENTO SIMPLIFICADO

Clara está disponível no Portal da Transparência de Rondônia e pode ser utilizada em diversas situações para facilitar o atendimento ao cidadão. A Assistente Virtual foi projetada para compreender de forma natural as perguntas dos usuários, sem a necessidade de escolher entre opções pré-determinadas. Isso significa que, os cidadãos podem perguntar sobre várias informações, obtendo respostas de forma rápida e intuitiva como: a consulta de gastos públicos, orientações e outras informações gerais disponíveis no Portal da Transparência.

De acordo com o superintendente da Setic, Delner Freire, a adoção de IA no setor público traz uma série de benefícios que incluem, a automatização de processos, análise de dados para tomadas de decisão, atendimentos mais eficientes e redução de custos.

“Esses benefícios podem se converter em sistemas de atendimento ao cidadão e ferramentas de análise para políticas públicas. Ao contrário de outras tecnologias, a IA tem a capacidade de aprender e se adaptar continuamente, melhorando sua eficácia ao longo do tempo”, explicou.

 

 

 

 

 

Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: ASCOM CGE
Secom – Governo de Rondônia