PRF e Politec realizam Operação Curupira, e apreende mais de 400 m³ de madeira ilegal em Ariquemes, RO

Publicada em


Foto: PRF/RO

 

Ação integrada de enfrentamento aos crimes ambientais identificou mais de 400 m³ de madeira ilegal

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, em ação integrada com a Polícia Técnico-Científica (Politec), realizou atividade de enfrentamento aos crimes ambientais em região de fronteira, no município de Ariquemes, entre os dias 10 e 14 de outubro.

A Força Tarefa identificou carregamentos de produtos florestais sendo transportados de modo contrário à legislação vigente. Cabe destaque para duas apreensões de BERTHOLLETIA EXCELSA, popularmente conhecida como Castanheira, cuja exploração é proibida por Lei. O saldo final da Operação contabiliza 14 ocorrências policiais, incluindo a recaptura de um foragido que possuia mandado de prisão em aberto por crime de tráfico de drogas.



 

 

Em procedimentos de identificação detalhados, as equipes policiais constataram divergências na documentação apresentada, na volumetria declarada e também nas espécies transportadas, configurando crime ambiental. No total, 421 metros cúbicos foram apreendidos.

O material florestal foi retido para inspeção dos órgãos ambientais e da justiça para posterior destinação. Os condutores assinaram TCO comprometendo-se a comparecerem no Juizado Especial Criminal (JECRim) da Comarca de Ariquemes.

O nome da Operação se dá ao fato de Curupira ser um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Trata-se de uma figura mítica, que se manifesta na forma de um menino de cabelos compridos e vermelhos e os pés voltados para trás, cuja missão é proteger a florestal contra os caçadores e aqueles que derrubam as árvores.

 

Por: PRF/RO