Prefeitura de Ariquemes licita nova empresa de coleta de lixo em caráter emergencial

Publicada em


Foto:Divulgação

 

A disputa ocorreu na manhã da última terça-feira (09), na Superintendência Municipal de Licitações (SML), da Prefeitura de Ariquemes. Quatro das onze empresas convidadas manifestaram interesse e apresentaram suas propostas. A comissão técnica, composta por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), gestora do contrato, verificou a regularidade em relação às planilhas, plano de trabalho e qualificação técnica. Já a Comissão Permanete de Licitações (CPL) avaliou a regularidade jurídica, fiscal e econômica – financeira.

Assim, sagrou-se como melhor colocada a Amazon Fort Soluções Ambientais e Serviços de Engenharia Eirelli, classificada pela categoria Menor Preço, seguida das empresas Golden Ambiental e Construções Eirelli, em segundo; Arquimedes Izaque de Almeida e Serviços, em terceiro; e HMS Transportes e Locação de Caçambas Ltda, em quarto.

A Presidente da SML, Silvia Caetano, explica que a partir do resultado, a Amazon Fort Soluções Ambientais e Serviços de Engenharia Eirelli tem 72 horas para apresentar para vistoria, a frota composta por cinco caminhões coletores compactadores (sendo um para coleta seletiva), um veículo de pequeno porte para fiscalização, um caminhão baú de coleta seletiva e 40 contêineres.



“A SEMA, através de seus técnicos, fará a vistoria dos equipamentos. Se aprovado, o laudo vem para SML, que juntará ao processo e encaminhará para o prefeito Thiago Flores ratificar. Só então  a despesa será empenhada, o contrato firmado, e em seguida, dada a ordem de serviço para início das coletas.” Explicou.

Até a finalização dos trâmites e início dos trabalhos, a Coolpeza, antiga prestadora do serviço, deverá continuar com as coletas nos bairros.

 DESABILITAÇÃO DA COOLPEZA

De acordo com o Prefeito Thiago Flores, a medida emergencial para a contratação de uma nova empresa foi tomada após a identificação de diversas irregularidades no serviço de coleta realizado pela Coolpeza, mesmo esta recebendo os pagamentos em dia. “A Coolpeza passou dificuldades financeiras, após a morte do proprietário. Isso ocasionou falhas graves na realização dos trabalhos.

Funcionários paralisaram e deixaram de fazer coletas, por não receberem seus salários, o que deixou diversos bairros desassistidos e com lixo acumulado. Além disso, a frota não estava recebendo manutenção e nem mesmo sendo suficientemente abastecida de maneira que desse conta dos trabalhos. Então, para evitar transtornos para a população, nós tomamos esta decisão preventiva.” Concluiu o Prefeito.

Foto:Divulgação

 

Fonte: Comunicação PMA

Foto: Arquivo PMA