Prefeitura de Ariquemes e FECOMÉRCIO debatem início de voos comerciais na cidade.

Publicada em


Alargamento e extensão da pista do aeródromo depende da apresentação do projeto Executivo pelo Governo do Estado à Secretaria Nacional de Aviação Civil, que destinará cerca de 3 milhões de reais para a obra.

Foto: Assessoria

 

A reunião com a comitiva composta pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/ IFPE e Vice-Presidente da CNC – Confederação Nacional do Comércio, Raniery Araujo, além do Vice-Presidente, Gladstone Frota, da consultora executiva da Fecomércio, Cileide de Macedo, do Diretor Regional do Senac, Hilton Gomes, do Diretor da Divisão de Programas Sociais do Sesc, João Daniel e dos gerentes de unidade no município, Walter da Silva e Neide Braga, ocorreu na tarde da última quinta-feira (25), no gabinete da Prefeitura de Ariquemes. Além do prefeito Thiago Flores, também participaram o vereador Eronildo Pereira (PRB), o presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (FUNCET), Lafaiete Ribeiro, Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Evandro leite, e o presidente da Associação Comercial de Alto Paraíso, Pedro Felix. O objetivo foi debater o Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR), com foco na revitalização e habilitação do aeroporto de Ariquemes para receber voos comerciais.
O PDAR foi criado pela lei Federal nº 13.097, em 19 de janeiro de 2015, e visa aumentar o número de voos, bem como reduzir os custos de passagens aéreas na região Amazônica. Para tanto, é necessário expandir as frequências e rotas operadas regularmente. Neste contexto, em pouco mais de uma hora, a consultora executiva da FECOMÉRCIO, Cileide de Macedo, expôs estudos e pesquisas, com intuito de estabelecer um panorama aéreo comercial do Estado, através de dados estatísticos sobre a evolução dos números de voos em Rondônia. O prefeito Thiago Flores explicou que Ariquemes já está credenciada no Programa de Desenvolvimento Aéreo Nacional (PDAR), portanto, habilitada a receber voos comerciais, tão logo sejam realizadas as obras de alargamento e extensão da pista do aeródromo da cidade. No entanto, é necessário que o Governo do Estado viabilize e apresente o projeto Executivo à Secretaria de Aviação Civil (SAC), ligada ao Ministério da Infraestrutura, para que esta libere o valor de pouco mais de 3 milhões de reais necessários para a construção. “Toda sociedade civil de Ariquemes , tanto os empresários, como os moradores, Prefeitura, Câmara Municipal e Deputados Estaduais e Federais, buscam esse pleito, e hoje essa luta ganha mais um aliado, que é a FECOMÉRCIO. A nossa luta é para que o Governo do Estado definitivamente apresente um projeto executivo de alargamento da pista e também da extensão, aqui do nosso aeródromo, e que apresente esse projeto na Secretaria de Aviação Civil para que lá, sendo aprovado, seja liberado este recurso destinado pelo PDAR, que é uma Lei Federal de revitalização dos aeroportos da região amazônica.”(sic) Afirmou o Prefeito.
O presidente da FECOMÉRCIO, Raniery Araújo , disse que entre os municípios credenciados em Rondônia (Ariquemes, Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná e Guajará – Mirim), apenas Jí-Paraná tem o projeto e se comprometeu em reforçar o apoio para que o Governo do Estado conclua os projetos necessários para captação do recurso e conclusão das obras . “ Cabe essa união de todos esses municípios, juntamente com a FECOMÉRCIO, Associação Comercial de Ariquemes, a CDM de Ariquemes irmos juntos ao Governo do Estado requerer esses projetos para que esses voos comecem a acontecer em Ariquemes.” Finalizou, Raniery.
Fonte: Assessoria