A XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que inicia nesta segunda-feira, 27 de março, conta com uma bancada de 27 prefeitos rondonienses e mais 71 representantes, entre vereadores, secretários municipais e assessorias das prefeituras. Durante todo o dia as delegações de todo o Brasil puderam realizar seus credenciamentos e já acompanhar as atividades que aconteceram no Espaço do Patrocinador, que é voltado para que os participantes tenham contato com as representações nacionais de órgãos e instituições que apoiam os municípios, sendo importante espaço de diálogo e integração. Por lá passaram os diversos municipalistas, entre prefeitos, vereadores e convidados. O local ganha ainda mais importância com a quantidade recorde de participantes neste ano: mais de 10 mil pessoas.
“Até agora o governo não ouviu os Municípios, chamou prefeitos [para dialogar], mas não os Municípios”. A afirmação do presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, ocorreu na coletiva de lançamento da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta segunda-feira, 27 de março. Segundo ele, não há espaço para polarização e radicalização e os prefeitos irão mostrar, mais uma vez, o desejo de convivência e diálogo.
“Todas as Marchas são históricas, mas essa se avizinha com um perfil, eu diria, um pouco mais avançado”, resume Ziulkoski ao destacar que o evento vem se constituindo como marco, com o recorde de participantes. Também lembrou que os gestores municipais não eram recebidos em Brasília. “Na primeira Marcha, em 1998, fomos recebidos, no Palácio de Planalto, de forma bastante truculenta”, contou.
Abertura das atividades municipalistas
Além de já contar com mais de 10 mil inscritos, o líder municipalista mencionou a programação preliminar, o montante de R$ 1,5 trilhão em conquistas obtidas pelo movimento e a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, dos ministros de governo e parlamentares. “Nossa entidade não está olhando para o prefeito, mas olhando para o Município, para o Brasil. Vamos apresentar soluções”, disse o presidente da CNM diversas vezes.
Atendimento técnico
Reunindo analistas técnicos e consultores da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o espaço reservado para o atendimento técnico-institucional foi aberto também neste primeiro dia de XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. No espaço reservado para os atendimentos, os gestores podem consultar desde transferências de recursos para os Municípios até novidades relacionadas aos Entes locais.
Conselho Político da CNM
Os membros do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM) se reuniram na tarde de hoje para fechar os últimos detalhes da programação da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Liderados pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, os representantes passaram ponto a ponto da programação e finalizaram os debates sobre a pauta. O presidente da AROM, prefeito Célio Lang participou da reunião do Conselho e refere que foram passadas orientações importantes para todos. “Várias orientações foram passadas pelo presidente Ziulkoski. Muitas dizem respeito à participação dos gestores no evento. Foi frisada a importância do cumprimento de 70% de participação no evento para o recebimento do certificado de participação na Marcha e de todos se comprometerem apoiar as pautas prioritárias, destacou Célio Lang.
Em todos os dias da XXIV Marcha o atendimento das áreas técnicas estará disponível para os gestores municipais. Não há fila para atendimento e as consultas podem ser feitas conforme as dúvidas vão surgindo ao longo do evento. Confira aqui a programação completa da XXIV Marcha
Deixe seu comentário