Prazo para declaração de rebanhos encerra nesta sexta-feira, 31

Publicada em


A declaração é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos

 

Esta sexta-feira, 31 de maio, é o último dia para produtores rurais fazerem a declaração de rebanhos à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). A declaração é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Equídeos e aves também podem ser declarados. Para declarar pela internet, basta acessar o site da Agência www.idaron.ro.gov.br

 

Até segunda-feira (27), a Idaron já registrou 99,9 mil declarações, o que representa 71% do total de pecuaristas que devem procurar a Agência (pela internet ou presencialmente), para atualizar o cadastro de animais nessa primeira etapa da campanha. Do total declarado até agora, 34,7 mil foram feitas online, ou seja, 34,6% dos que já declararam utilizaram a plataforma online da Idaron para regularizar o número de rebanhos em suas propriedades rurais.

 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta que a ação é primordial para manutenção do status internacional do Estado de área livre de Febre Aftosa sem vacinação, com reconhecimento da OMSA (Organização Mundial da Saúde Animal). “Ao declarar o rebanho, o produtor certifica ao consumidor a sanidade e qualidade da sua produção”, ressaltou.



 

Conforme o coordenador técnico da Idaron, Walter Cartaxo, o produtor rural que ainda não efetivou login no sistema da Idaron, para cadastro de senha, deve fazê-lo o quanto antes, pelo computador ou celular.

“É tudo muito rápido e a declaração pelo site pode ser realizada em qualquer dia e horário, inclusive nos sábados, domingos e feriados”, explicou.

 

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, destacou que o objetivo da campanha é manter atualizado o banco de dados relacionado a pecuária de Rondônia.

“Esse é um dos compromissos assumidos pelo governo do Estado e pelo pecuarista, que integra a política de responsabilidades compartilhadas para manutenção do status internacional de livre de Febre Aftosa sem vacinação.”

 

Julio Cesar Rocha Peres chama atenção para outra questão importante, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), que está vinculada à declaração de rebanhos. Ou seja, o produtor só pode emitir a guia após regularizar o rebanho por meio da declaração.

 

Além das informações relacionadas a atualização dos rebanhos, são levantadas também informações de produção de peixe/pescados, abelhas e alguns tipos de frutas, com perguntas diretas e simples para que as informações referentes a essas culturas possam ser atualizadas.

 

 

 

Fonte

Texto: Toni Francis

Fotos: Marco Schutte/Idaron e Daiane Mendonça

Secom – Governo de Rondônia