O município de Porto Velho é a Capital da Região Norte com o maior número de candidatos ao poder Executivo. De acordo com os dados contidos no sistema de Divulgação e Candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 16 nomes buscam o cargo de prefeito na eleição de 15 de novembro de 2020. Desses, há 15 homens e há apenas uma mulher na busca pelo Executivo Municipal da Capital rondoniense.
A quantidade de candidatos coloca o município na liderança absoluta em todas as capitais da região no quesito numérico. A segunda colocada neste critério é a cidade de Belém (PA) que aparece empatada com Palmas (TO) com doze candidatos a prefeito. Em seguida aparecem Manaus (AM) e Boa Vista (RR) com 11 nomes em cada localidade. As duas últimas capitais da região nesse ranking são Macapá (AP) com 10 nomes e Rio Branco, com sete candidatos a prefeito.
Devido ao alto número de pessoas que estão em busca do cargo de prefeito em Porto Velho, o candidato com o maior tempo de propaganda eleitoral terá apenas 2 minutos e 26 segundos. Já aquele com menor tempo terá apenas 13 segundos. Há ainda, dois candidatos que, devido ao fato de os partidos em que pertencem não atingirem a cláusula de desempenho mínimo nas eleições de 2018, com pelo menos quatro deputados federais eleitos, não terão direito à propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
Ao fazer uma análise do número de eleitores existentes nas sete capitais da Região Norte, Porto Velho ocupa o terceiro lugar com 333.031 pessoas aptas a votar, segundo dados do TSE referente ao mês de setembro de 2020. Em primeiro lugar aparece Manaus com 1.331.613 eleitores e no segundo lugar, Belém com 1.009.731 eleitores aptos a participarem do pleito eleitoral que, neste ano, acontecerá no dia 15 de novembro.
Jornal Eletrônico PortalP1
Deixe seu comentário