Porto Velho define líder local para comandar o World Creativity Day 2025

Publicada em


Diemisson dos Santos Sousa lidera o World Creativity Day 2025 em Porto Velho. Foto Izabela Muniz

 

  • Amazônia Ocidental marca presença no World Creativity Day 2025 com bloco inédito composto por Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Manaus (AM)

 

Diemisson dos Santos Sousa lidera o World Creativity Day 2025 em Porto Velho. Engenheiro, especialista em tecnologia da informação e telecomunicações e acadêmico de Direito, Diemisson atua como diretor e gerente de projetos da filial de uma empresa de soluções tecnológicas na capital rondoniense, trazendo sua experiência para fomentar a economia criativa na região.

 

Esta é a primeira vez que a Amazônia Ocidental participa do World Creativity Day como um bloco, englobando as capitais Porto Velho, Manaus e Rio Branco. Essa iniciativa conta com o Instituto Valendo como mantenedor, e Beto Contartesi como embaixador, reforçando a relevância da região no cenário da criatividade e inovação. O festival é uma oportunidade para destacar o potencial e a importância da economia criativa para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.



 

Nascido em Porto Velho, Diemisson morou outras 3 cidades da região norte do Brasil, dentre elas, Manaus (AM), onde consolidou sua carreira profissional no setor de tecnologia. Foi na capital amazonense que se deparou com o universo da economia criativa, e passou a atuar e defender ativamente. De volta a Rondônia desde 2023, Diemisson toma frente do WCD 2025 e tem como missão promover inovação e integrar diferentes setores para fortalecer a economia criativa local.

“Assumir a liderança do World Creativity Day em Porto Velho é um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma enorme oportunidade de contribuir para que Porto Velho se torne um polo de inovação e criatividade. A economia criativa tem um papel essencial no desenvolvimento sustentável, e queremos conectar talentos, empreendedores e iniciativas para fortalecer esse ecossistema.”, afirma Diemisson dos Santos Sousa.

 

O World Creativity Day, criado pela ONU em 2017, visa destacar o papel da criatividade e da inovação no desenvolvimento econômico e social. A edição de 2025 ocorre entre os dias 21 e 23 de abril, com eventos gratuitos distribuídos por diferentes pontos de Porto Velho.

 

Para o embaixador do festival, Beto Contartesi, “Integrar a Amazônia Ocidental a partir da Economia.Criativa é, sem dúvida, um vetor de oportunidades para geração de renda e desenvolvimento social aplicado, potente e, além de integrar a região ao restante do país e apresenta a Amazônia como uma fundamental e relevante fonte de fornecimento das novas economias.”

 

O festival mobiliza instituições do terceiro setor, autarquias públicas e empresas de setores como cultura, entretenimento, educação e comércio. Neste ano, o WCD será realizado em 67 municípios do Brasil, e a participação da Amazônia Ocidental consolida a região como um polo emergente da criatividade e inovação no Brasil e no mundo.

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação – Sérgio de Andrade