Policiais Penais apoiam confecção de máscaras para conter transmissão do novo coronavírus em Jaru, RO

Publicada em


A Casa de Detenção de Jaru (CDJ), em Rondônia, está fabricando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e aventais, em parceria com o Conselho da Comunidade de Jaru e de Machadinho D’Oeste (RO). Apoiados pela direção da penitenciária e por policiais penais, o projeto já confeccionou até agora cerca de dez mil máscaras.

Os equipamentos de proteção serão destinados para o sistema penitenciário, prefeituras, hospitais e entidades. As máscaras são produzidas pelos reeducandos do regime fechado masculino sob supervisão dos policiais penais, no local em que já funcionava o ateliê de corte e costura. Nesse espaço, os apenados produzem uniformes com o objetivo de se profissionalizar e se reinserir na sociedade. Com a pandemia da Covid-19 e a urgência no controle da transmissão do coronavírus, os reeducandos adaptaram a demanda de produção.



A matéria-prima para a confecção dos EPIs é doada pela ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Jaru), a SEDAM (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental), a SEPOG (Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão), a Prefeitura de Governador Jorge Teixeira e Vale do Anari e a regional da SEJUS (Secretaria de Estado da Justiça). O Hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas, de Jaru, esteriliza as máscaras antes de distribuí-las para uso pessoal.

Os materiais serão doados por agentes de saúde e forças da segurança, que não pararam durante a pandemia e também continuam exercendo seu trabalho no combate ao novo coronavírus.

 

Jornal Eletrônio PortalP1