Todos foram indiciados por crimes de peculato, falsidade ideológica, crime de responsabilidade e associação criminosa.
Nesta manhã de terça-feira, dia 05 de maio, sessenta e dois agentes da Polícia Federal, desencadearam em Ji-Paraná (RO), distante 360 km de Porto Velho, a Operação “O Mecanismo”, que cumpriu dezenove mandados de busca e apreensão na casa de políticos, tanto do executivo, quanto do legislativo, também na casa de empresários.
Conforme a PF, integrantes do poder executivo, que estariam sendo auxiliados por membros do poder legislativo, teriam elaborado e aprovado um Projeto de Lei, autorizando permuta de terrenos públicos.
A Polícia Federal apurou que o procedimento estaria carregado de ilícitos, como, superfaturamento e a falta de finalidade pública, mas na verdade visava apenas benefícios de empresários e dos políticos envolvidos.
Conforme divulgação da PF, após a identificação dos suspeitos e a apresentação de fortes indicativos de cometimento dos crimes, sessenta e dois policiais federais cumpriram dezenove mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, (TJ/RO).
Os envolvidos serão indiciados, na medida de sua participação, pelos crimes de peculato (art. 312 do Código Penal), falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal), crime de responsabilidade (art. 1°, Incisos I e X do Decreto Lei 201/1967) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal).
O nome “O Mecanismo” foi escolhido para a operação, devido ao uso da ‘máquina pública’ para fins particulares e interesses escusos, informou a PF.
Jornal Eletrônico PortalP1
*Com informação da PF/RO
Deixe seu comentário