Polícia apreende armas, redes de pescas proibidas e animais protegidos no rio Guaporé em Costa Marques, RO

Publicada em


Polícia apreende armas, redes de pescas proibidas e animais protegidos no rio Guaporé em Costa Marques, RO

 

  • Batalhão de Polícia Ambiental, fez a operação “Protetor das Fronteiras e dos Biomas”, para fiscalizar atividades de pesca e caça na região

Em Costa Marques, a cerca de 423 km de Jaru, o Batalhão de Polícia Ambiental, fez uma denominada “Protetor das Fronteiras e dos Biomas” neste último fim de semana, resultou na apreensão de duas armas de fogo, quatro redes de pesca e oito tracajás, no rio Guaporé, município.



 

Segundo a polícia, a operação tinha como objetivo o patrulhamento fluvial e a fiscalização das atividades de pesca e caça na região. Durante a ação, os policiais abordaram uma canoa de madeira, com quatro indígenas da Aldeia Ricardo Franco, que transportavam redes de pesca do tipo malhadeiras, proibidas para pescadores amadores

 

Segundo o rio, os policiais encontraram outra embarcação, do tipo Santarém, onde estavam escondidas duas espingardas, de calibre .16 e .20, e oito tracajás vivos, entre o casco e o assoalho. Os animais são da fauna silvestre e estão protegidos pela legislação ambiental, logo a prática é proibida.

 

As armas, as redes, as embarcações e os motores de popa foram apreendidos, já os animais [tracajás] foram soltos no próprio rio, em uma praia.

 

Os indígenas foram conduzidos à delegacia de Costa Marques, onde devem responder por posse irregular de arma de fogo, pesca predatória e caça ilegal de animais silvestres.

 

 

portal p1