Patrocínio de bets na Premier League cresce 1000% em 22 anos

Publicada em


Patrocínio de bets na Premier League cresce 1000% em 22 anos

 

A Premier League é uma das principais ligas de futebol do mundo, com times que ostentam muitos dos melhores jogadores da atualidade, às vezes até com elencos que valem bilhões de reais. Entre o grande volume de investimento que a liga recebeu durante os anos, vale destacar o patrocínio das casas de apostas que cresceu 1000% em pouco mais de 20 anos, entre as temporadas de 2002-2003 e 2024-2025.

 

11 dos 20 times da Premier League tem patrocínio de bets

Só para ter ideia, pelo menos 42 empresas já estamparam a camisa de times renomados da liga inglesa durante todo este tempo, por vezes mais de um time ao mesmo tempo. O primeiro clube a receber um investimento de bet foi o Fulham, que inclusive foi o único naquela época a ter este tipo de patrocínio, a temporada seguinte foi a única desde então onde elas não estiveram nos uniformes.

 

Atualmente elas estão em 11 dos 20 times da Premier League, batendo recorde de presença na temporada, mostrando o quão disputado e importantes são estes espaços para estas casas de apostas que oferecem vários jogos online e apostas esportivas. As últimas vezes onde as bets marcaram tanta presença foram nas temporadas de 2016-2017 e 2019-2020, onde estiveram apoiando 10 times nestas épocas.

 

Bets perderão espaço na Premier League em breve

Apesar de serem bastante presentes na liga inglesa, contribuindo por muitas vezes, como patrocínio principal de várias equipes importantes do país, as bets perderão um pouco de força a partir da temporada de 2026-2027. Isto porque foi divulgado um comunicado oficial em 2023, vetando o patrocínio master de casas de apostas na competição, sendo esta uma decisão dos 20 times presentes na Premier League.

 

Entretanto, isto não significa que as casas de apostas saíram de vez do torneio, já que sobraram outros espaços nas camisas dos times ingleses, como também a publicidade ao lado do campo, continuam como formas de promoverem suas marcas. Outras medidas também estão sendo implementadas na Premier League, como contratos de até 3 anos com estas empresas, para evitar quebras de acordo em parceria de longo tempo.



 

Por mais que existam novas regras em torno de como funcionará a publicidade no país europeu, a medida ainda não desacelerou o investimento das casas de apostas nos clubes, apenas mudará a forma como eles patrocinam o esporte. Por mais que exista uma nova medida batendo a porta do futebol inglês, times como o Southampton, Leicester e Aston Villa fecharam acordos com empresas de apostas recentemente.

Patrocínio de bets na Premier League cresce 1000% em 22 anos

 

Como anda os patrocínios de bets no Brasil?

Enquanto no futebol inglês existe uma preocupação em relação ao patrocínio de casas de apostas a clubes, no Brasil estas parcerias são bem vindas e não sofrem restrições. No Brasileirão Série A por exemplo, que é a elite do futebol nacional, elas estão em 80% dos times. Este número havia baixado com a rescisão de contrato do Corinthians com a Vaidebet, porém o clube atualmente fechou parceria com outra casa de apostas.

 

São pelo menos 15 patrocínios masters de 12 sites de apostas diferentes, os únicos que não tem uma bet como patrocinador master são o Cuiabá, Red Bull Bragantino, Internacional, Grêmio e Palmeiras. Falando no time de Leila Pereira, as instituições financeiras seguem como o 2º colocado na hora de estampar o principal lugar na camisa destes clubes.

 

Além disso, os sites de apostas online também vêm conquistando cada vez mais visibilidade em torno de tudo relacionado ao futebol. Sendo numerosos nos espaços de publicidade em campo no Brasil, tendo namings rights de estádios brasileiros e até nomeando estas competições.

 

 

 

Fonte: Assessoria