Apresentação será realizada no dia 24 de novembro, no Teatro Palácio das Artes, e terá solo da pianista rondoniense Patrícia Yamazaki, de 15 anos
Com um repertório direcionado à música erudita e popular, a Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho realizará o concerto Universos Musicais no dia 24 de novembro, às 19h, no Teatro Palácio das Artes. O evento disponibilizará 1 mil ingressos gratuitos, que serão distribuídos na bilheteria do Teatro uma hora antes do início do concerto.
A apresentação terá dois momentos: no primeiro, o público terá a oportunidade de assistir à obra de Mozart com o solo da pianista rondoniense Patrícia Yamazaki, de 15 anos. A obra, que foi composta em 1785, contribui para o desenvolvimento do estudo musical até os dias atuais.
“É um diálogo entre piano e orquestra. Durante a apresentação, haverá partes em que eu tocarei sozinha e, em outros momentos, a orquestra toca sem mim. Esse momento é importante para nós trazermos para Rondônia a música erudita, porque não vemos isso aqui, ainda mais feito por pessoas jovens”, ressaltou Patrícia, que já conquistou diversos prêmios, como o primeiro lugar no Concurso Pianístico Albenga, na Itália, e o segundo lugar no Concurso Nacional de Piano Luiz Henrique Senise, no Rio de Janeiro.
No segundo momento do concerto, haverá a apresentação de músicas populares brasileiras. Sucessos como História de uma Gata, de Chico Buarque, compõem o repertório. A jornada entre o erudito e o popular, tema do evento, busca aproximar o público da música instrumental em Porto Velho e valorizar a tradição orquestral.
Mesmo com a gratuidade para assistir à apresentação, quem puder, terá a oportunidade de colaborar com a campanha de Natal da Villa-Lobos, com a doação de 1kg de alimento não perecível.
A orquestra
Sob a condução do maestro Marcelo Yamazaki, o espetáculo contará com a participação de 50 músicos. Há 10 anos, a orquestra tem o braço social do Instituto Villa-Lobos, um projeto filantrópico que já atendeu mais de 250 jovens e adultos de Porto Velho com bolsas de estudo para o ensino de instrumentos musicais.
Ao longo dos anos, a Villa-Lobos tem contribuído para a manutenção da cultura musical e para a transformação de vidas na capital de Rondônia. Para a pianista Patrícia Yamazaki, o concerto será uma oportunidade para evidenciar talentos da música instrumental local e proporcionar à população a experiência da música erudita e popular.
“Nosso objetivo é tocar na alma do público, despertar as emoções e possibilitar que o público sinta o poder que a música orquestral tem. Queremos que o nosso público se emocione, se encante e se conecte através dos variados sons que a orquestra faz”, disse Patrícia Yamazaki
Fonte: Assessoria
Deixe seu comentário