Uma operação da Polícia Federal (PF) já destruiu mais de 120 balsas, conhecidas como “dragas”, utilizadas pelo garimpo ilegal no Rio Madeira, entre Rondônia e o Amazonas.
A ação foi deflagrada na última quarta-feira (12), em Porto Velho (RO). De acordo com informações do G1, a Polícia tem explodido a maioria das balsas com dinamite para tornar a embarcação inutilizável.
Segundo o superintendente da PF em Rondônia, Rafael Fernandes Souza, a operação é “uma medida autorizada por lei de modo a inviabilizar, a interromper a prática criminosa que aflige tanto a fauna quanto a flora, e também o mais grave é a contaminação de seres humanos.”
Desde o começo da ação, garimpeiros têm realizado protestos contra a PF em vias de Porto Velho e próximo ao acesso a portos do Rio e a distribuidoras de combustível.
Apesar dos protestos, a PF e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) seguem percorrendo o leito do Rio Madeira para fiscalizar e combater o garimpo ilegal.
Portal p1
Deixe seu comentário