O MPRO está investigando um suposto discurso homofóbico feito por um vereador durante uma sessão na câmara de vereadores de São Miguel do Guaporé, RO

Publicada em


O MPRO está investigando um suposto discurso homofóbico feito por um vereador durante uma sessão na câmara de vereadores de São Miguel do Guaporé

 

  • Parlamentar diz que é “contra o gay e as lésbicas, porque não produz família”; caso foi denunciado ao MP

 

As filmagens da sessão mostram Leandro Aparecido do Carmo (PSD) falando que é “contra os gay e as lésbicas, porque não produz família”.

O discurso aconteceu durante a leitura de um projeto de lei da secretaria municipal de esporte e cultura do município que é amparado com recursos da lei Paulo Gustavo. O vereador deu uma “risada sarcástica” ao ler que a verba é reservada também ao público LGBTQIA+. A sessão foi transmitida ao vivo.

Ao ser questionado por um colega de casa que apontou preconceito na ação, Leandro Aparecido do Carmo disse que era o seu posicionamento enquanto vereador. Além disso ele disse que é contra o aborto, contra o gay e contra as lésbicas porque não produz família.



Momentos após o diálogo, o vereador volta ao assunto e diz que a verba destinada pela lei Paulo Gustavo deveria ser utilizada “em uma coisa que dá pelo menos objetivo para os nossos jovens”.

Após a repercussão, o ministério público de Rondônia instaurou uma notícia de fato com o objetivo de apurar o discurso do vereador. O órgão informou que enviou ofício para a comissão de ética da câmara “para providências que entender pertinentes”.

Coletivos e grupos sociais repercutiram o assunto denunciando o caso e emitiram uma nota de repúdio cobrando providências da câmara municipal e do ministério público de Rondônia.

Na última semana, integrantes de grupos sociais estiveram presentes em uma sessão da câmara de vereadores de São Miguel do Guaporé para realizar um protesto contra a homofobia. Eles também protocolaram uma representação no ministério público.

 

 

 

Fonte: portal p1, com informações do g1RO