A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo feita em Jaru de acordo com o novo padrão adotado em todo o Brasil e que tem como base o número contido no Cadastro de Pessoas Físicas, o CPF.
O Diretor do Instituto de Identificação Criminal, Alexsandro dos Santos Queiroz ressaltou à reportagem que, por ser feito em um modelo nacional, o documento dificulta possíveis fraudes, já que antes disso, cada pessoa poderia ter até 27 RGs diferentes, o que facilitaria possíveis fraudes. Agora, com o novo padrão, que está sendo feito em todo o Estado, o cidadão rondoniense teve acessar o site https://portaldocidadao.ro.gov.br) para realizar o agendamento e fazer a primeira via da nova identidade que será gratuita.
A reportagem conversou também com o secretário Adjunto da SESDEC Hélio Gomes e o representante da pasta disse que a nova carteira de identidade é uma segurança tanto para o cidadão. Hélio Gomes pontuou que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) possibilita que sejam inseridos na base de dados outros documentos pessoais, o que facilitará a vida de quem estiver de posse do documento.
Em Jaru, a carteira de identidade está sendo feita no mesmo local onde anteriormente funcionou o presídio (Rua Raimundo Cantanhêde, próximo ao Banco do Brasil). Entretanto, embora esteja sendo confeccionado a CIN, a equipe está fazendo os trabalhos de forma manual já que o equipamento que faz o registro fotográfico não funcionou de forma plena.
As pessoas que forem até ao local devem apresentar os seguintes documentos:
Comprovante de residência atualizado (original e xérox)
Certidão de Nascimento ou Casamento – feito nos últimos cinco anos (original e xérox)
CPF (original e xérox)
01 Foto 3 por 4
portal p1
Deixe seu comentário