O Dia Mundial do Solo, comemorado em 5 de dezembro, busca conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com esse bem precioso para a sustentabilidade ambiental e a produção de alimentos.
Nesta data especial, a Nutribras Alimentos S/A, localizada em Sorriso, interior de Mato Grosso, chama a atenção para a importância da produção sustentável, inclusive utilização de adubo orgânico, que é um fertilizante natural feito a partir de matéria orgânica em decomposição, como resíduos vegetais e animais.
Paulo César Lucion Júnior, vice-presidente da indústria, afirma que faz uso de adubo orgânico em larga escala nas lavouras de milho, soja e feijão e até 2026, o grupo pretende aumentar ainda mais a utilização.
A indústria possui um frigorífico que atualmente abate 2,3 mil suínos/dia. O fornecimento dos animais é proveniente de granjas próprias, criando o ciclo autossustentável, no qual os dejetos vão para os biodigestores, para produção de biogás e adubo orgânico de uso nas lavouras de produção de milho e soja utilizados na fábrica de ração.
De acordo com Lucion, o adubo orgânico é rico em nitrogênio, fósforo e potássio e sua aplicação na agricultura reduz o custo de produção e potencializa a produtividade, devido ao fato de melhorar a matéria orgânica do solo.
“Além de ser um composto natural, essa alternativa traz uma economia muito grande, quando comparada à adubação convencional química”, avaliou.
Para a Nutribras, o solo é o ponto de partida para garantir a produtividade do cultivo. Neste contexto, a empresa consciente, que busca opções para utilizar o solo de maneira responsável, com responsabilidade com as futuras gerações, com alternativa para melhorar a vida na Terra, de uma maneira geral, não poderia deixar de celebrar a data!
Fonte: Assessoria
Deixe seu comentário