Morre nos Estados Unidos o ex-professor jaruense Pedro Abílio Blanco

Publicada em


Pedro Abílio da Silva Blanco (1954-2023)

 

 

Morreu, na madrugada deste domingo (14/05), nos Estados Unidos da América (EUA), aos 68 anos, o ex-professor jaruense Pedro Abílio da Silva Blanco (1954-2023). Um dos filhos dele, Diogo Blanco, que reside em Massachusetts, fez uma postagem no Facebook onde confirmou a morte do pai e lamentou a sua perda.

 

O Portal P1 apurou junto à diversas fontes que a morte cerebral de Pedro Abílio já havia sido constatada na tarde do último sábado (13/05) por volta das 16 horas no horário local. Entretanto, a morte dele só foi oficializada na madrugada deste domingo. O corpo será cremado e depois trazido para o Rio de Janeiro e colocado no túmulo da mãe dele a pedido dele mesmo. Não queria ser sepultado nos Estados Unidos.



Pedro Abílio foi professor estadual em Jaru por muitos anos e era Mestre em Capoeira. Profissional nato, atuou na área de educação física por várias décadas, figurando também como um dos pioneiros no sistema de ensino particular no município. Uma de suas criações, o antigo Colégio Abílio Blanco (CAB) foi referência educacional na década de 1990 e início dos anos 2000. A instituição se destacou em toda a sua trajetória e suas instalações eram no mesmo prédio onde atualmente funciona a Cooperativa de Profissionais de Educação (Cooped) na – hoje – Avenida Rio de Janeiro.

A causa da morte de Pedro Abílio não foi divulgada de forma oficial. Entretanto, em julho de 2018, quando ainda estava no Estado de Rondônia, Abílio, como era conhecido no meio profissional, foi diagnosticado com cardiopatia grave, além de outros problemas que necessitavam de cuidados médicos. Desde então, fez diversos tratamentos. Tempos depois de deixar o hospital, se mudou para os Estados Unidos, onde residiam seus filhos e no país viveu até o seu último dia de sua vida.