Moradores de Ji-Paraná lançam campanha “Nossa população do tamanho do nosso coração”

Publicada em


 

A ideia, nascida de uma iniciativa popular, visa incentivar a população a receber bem os Recenseadores do IBGE e responder ao questionário do Censo 2022, com o objetivo de demonstrar que Ji-Paraná possui mais de 150 mil habitantes.

O tema da Campanha “Nossa população do tamanho do nosso coração”, foi escolhido em razão da identificação que Ji-Paraná tem com a Ilha do Coração, símbolo do nosso município.

Os idealizadores da campanha preferem não se identificar para não dar conotação política à causa. Porém, ressaltam que é importante o engajamento de todos, tanto na campanha quanto na efetiva participação no Censo 2022.

A intenção é que os dados coletados venham refletir a realidade populacional do município, pois os organizadores acreditam que o número de habitantes ultrapassa o número de 150 mil.

A população estimada pelo IBGE, para o ano de 2021, é de pouco mais de 130 mil habitantes. O último Censo, realizado em 2010 apontou uma população 116.610 pessoas. Acredita-se que estes números não reflete a realidade do município.

Responder ao Censo é importante e implica, diretamente, na correção do índice populacional. Conseguindo comprovar o aumento de residentes Ji-Paraná passará a receber uma parcela maior de recursos, que são distribuídos entre os entes da federação, de acordo com o número de habitantes de cada localidade. A exemplo do FPM – Fundo de Participação dos Municípios.

“Vamos comprovar que Ji-Paraná tem mais de 150 mil habitantes. Por isso, é importante responder ao Censo. quanto mais dados forem coletados, maior será a possibilidade de comprovar o aumento real da nossa população”, declarou um dos organizadores.

A campanha pretende incentivar a todos os moradores a utilizarem suas redes sociais, reuniões com amigos e qualquer outro meio possível para destacar a importância de receber os Recenseadores e responder aos questionários.



No primeiro momento estão sendo feitos contato com a a imprensa, os empresários, políticos, organizações religiosas e demais entidades com o objetivo de expandir a campanha.

“Além de responder ao Censo, também é importante dar informações sobre os moradores das residências vizinhas que estão fora do domicílio no momento da visita dos Recenseadores. Informar o melhor horário para encontra-los em casa. O objetivo é não deixar ninguém de fora. Com todos os cidadãos devidamente incluídos no Censo, nosso município vai receber o que é justo, o que lhe é de direito. Recebendo mais recursos, novos investimentos se tornarão possível. Com isso, teremos uma Ji-Paraná melhor para todos”, destacou outro dos organizadores.

Desde o dia primeiro de agosto os Recenseadores estão nas ruas e serão os responsáveis pela coleta de todos os dados sobre as famílias do município. O trabalho das equipes do IBGE vai até o final do mês de outubro.

Ajude a divulgar a Campanha: “Nossa população do tamanho do nosso coração”

 

O QUE É O CENSO

O Censo Demográfico é a contagem da população que ocorre de dez em dez anos e objetiva identificar as características da população e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações para a definição de Políticas Públicas e a tomada de decisões de investimentos dos Governos.

A Lei Federal 5.534/68, Art. 1º, Parágrafo Único, determina que todos os residentes em solo brasileiro devem responder ao IBGE. As entrevistas e os dados são sigilosos, criptografados no dispositivo de coleta e os números apenas divulgados em formato estatístico, a não permitir localização de nenhum domicílio ou informações pessoais.

 

COMO IDENTIFICAR UM RECENSEADOR

Para segurança dos moradores, os técnicos trabalham uniformizados, possuem colete azul marinho com o logo do IBGE, além de boné e bolsa da mesma cor. Eles utilizam um dispositivo móvel de coleta (DMC), semelhante a um smartphone na realização da pesquisa. Além disso, contam com um crachá onde consta foto, nome completo, número da matrícula, além de RG ou CPF e um QRcode para conferir a identificação.

 

Texto: Dario Bagalo – Jornalista – DRT-RO 890